Câmara discute projeto de lei que proíbe fogos de artifício com estampido em audiência pública



Foto: CMI

Legenda: Audiência Pública foi solicitada pela autora do projeto, vereadora Salete Salvanimais (PSB)







A Câmara de Ilhabela promove audiência pública na próxima quinta-feira (6/4), às 18h30, para debater a proibição da queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido no município. No início deste mês de março, a vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB), apresentou um projeto de lei com esta finalidade que está tramitando nas Comissões Permanentes.



A parlamentar ressalta que os fogos de artifício são responsáveis por uma forte poluição sonora que pode chegar a 120 decibeis, prejudicando não apenas o ser humano, especialmente os enfermos, crianças e idosos, mas também os animais, que como comprovado, possuem audição mais acurada do que a humana.



Além dos malefícios da poluição sonora, os fogos de artifício com estampido também causam impacto ao meio ambiente, pois liberam várias substâncias tóxicas no ar, sendo que por esse motivo, países europeus e cidades americanas, além de alguns estados brasileiros, já proibiram o uso desses artefatos. A alternativa apresentada no projeto é de que os fogos com estampido sejam substituídos por fogos silenciosos que possuem além da ausência do barulho uma redução de metais pesados lançados na atmosfera por conta da queima gradativa.



Durante a audiência pública a população poderá conhecer mais da proposta e colaborar com sugestões ao projeto.



Serviço:

Data: 6 de abril (quinta-feira)

Hora: 18h30

Local: Novo prédio da Câmara de Ilhabela

(Av. Dona Germana, 85, Vila)



Informações à imprensa pelo telefone (12) 3896.9621 ou e-mail imprensa@camarailhabela.sp.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas