Secretaria de Educação de Ilhabela realiza formação com professores de Educação





Professores de educação física realizam dinâmica de grupo em formação continuada, oferecida pela Secretaria de Educação de Ilhabela



A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizou na E.M. Mércia do Nascimento Dias, formação continuada para os professores de educação física que ministram aulas de esporte e movimento, e de disciplinas eletivas esportivas em escolas de tempo integral.

O curso ministrado pelo coordenador de educação física Leonardo Scarpa Zanzini, teve como objetivo contextualizar a escola de tempo integral de Ilhabela; promover reflexão sobre a prática docente e iniciar o planejamento coletivo voltado à base diversificada da educação física escolar no município. “A importância desta formação é conscientizar os professores de educação física sobre a utilização de ferramentas e estratégias que sigam os princípios do esporte educacional em favor da aprendizagem integral dos alunos, e que esta aprendizagem seja significativa para a vida destas crianças”, explicou Zanzini.

O coordenador iniciou as atividades com uma dinâmica de grupo, onde os professores construíram inúmeras variações facilitadoras e desafiadoras do jogo apresentado, respeitando princípios como a inclusão de todos, construção coletiva, rumo à autonomia, educação integral e respeito à diversidade. Em seguida, foram realizados exercícios de conhecimentos prévios sobre conceitos relacionados à educação física escolar.

A formação também abordou a legislação sobre as escolas de tempo integral, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional até o Plano Municipal e Educação de Ilhabela, macrocampos da educação em tempo integral, princípios e histórico do esporte educacional, critérios para seleção de bons jogos, apresentação de ferramentas para elaboração de jogos como o sistema “Protege” e o sistema “Smiles”, e conversa sobre as disciplinas eletivas esportivas, além de empatia e humanização do atendimento.

Na ocasião, também foi iniciado o planejamento coletivo da base diversificada da educação física escolar em grupos organizados por segmentos como educação infantil, ensino fundamental I e II.

Comentários

Postagens mais visitadas