Projeto ‘Cuidando bem de quem cuida da gente’ é ampliado em Ilhabela






Secretaria de Saúde pretende atuar multidisciplinarmente com profissionais do Corpo de Bombeiros e Samu



No último dia 18, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, formalizou uma nova etapa do projeto “Cuidando bem de quem cuida da gente”, desta vez numa parceria com o Corpo de Bombeiros e o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, junto com o NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família. O objetivo do projeto visa atuar com uma ação multidisciplinar da equipe com foco na prevenção e tratamento intervindo de forma mais eficaz.

Culturalmente, policiais militares e bombeiros são pacientes que costumam demorar a buscar ajuda, principalmente nas questões psicológicas e psiquiátricas. De acordo com o Serviço de Valorização Profissional (Sevap), que é o responsável pelos atendimentos psicológicos na Polícia Militar, a procura tem crescido, e aos poucos, essa realidade de demora na busca está mudando.

A Secretaria de Saúde, no mês de março, já havia formalizado a parceria com a Polícia Militar. Para o NASF, a rotina destes profissionais faz com que eles corram riscos de saúde, como aumento de peso excessivo, falta de orientação nutricional e esportiva para prática de atividade, problemas posturais, síndrome do pânico, tensão pós-trauma, transtornos compulsivos e de comportamento, depressão, insônia ou alguma alteração relacionada ao descanso e stress. Visando estes riscos, o núcleo conta com diversos profissionais, tais como fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, nutricionista, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional. “Todos atuam na promoção e reeducação em saúde, a fim de condicionar o indivíduo ou profissional para sua independência e recuperação”, disse a coordenadora do NASF, Rosana Maura.

Para a fisioterapeuta e idealizadora do projeto, Michelle Dias, a necessidade em criar estratégias que envolvessem a rotina destes profissionais foi o norte para este trabalho conjunto. “Temos a necessidade atual dessa classe, para isso propusemos parcerias para que pudéssemos atendê-los, realizando ações dentro dos postos ou dos quarteis uma vez ao mês”, disse.

Participaram da reunião o 2° Sargento Comandante de prontidão, Cláudio Paes de Barros, o Coordenador da Atenção Básica, Dr. Márcio Nakasone, a Coordenadora do NASF, Rosana Maura e a equipe responsável pelo projeto, Fernando Silva, Michelle Dias, Raquel do Vale e Raquel Prado.

O projeto foi apresentado para as guarnições de entrada e saída de serviço, onde foi esclarecida a proposta do projeto e firmado a parceria.

Comentários

Postagens mais visitadas