Vida dos caiçaras vira documentário e apresentação acontece hoje em Castelhanos, Ilhabela
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, firmou parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas e com o Instituto João Zinclar para a exibição do documentário “Caiçaras – Às Margens do Brasil”, que acontece na comunidade tradicional de Castelhanos, hoje, 17, às 19h. A mostra do filme será em comemoração à XVII Semana da Cultura Caiçara.
O documentário de Guilherme Rodrigues tem como tema a vida e a cultura da população caiçara que reside no Litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro e de várias comunidades espalhadas por toda costa do Estado de São Paulo. Além disso, identifica e revela os fatores que colocaram e ainda estão colocando suas manifestações culturais e tradições em risco, como o turismo excessivo, a especulação imobiliária e grilagem de suas terras, a implantação de parques de conservação em locais habitados tradicionalmente por este povo e ainda a ameaça da indústria petrolífera e atual exploração dos campos de pré-sal.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Nilce Signorini, a parceria firmada entre a Prefeitura e os órgãos promovedores do documentário beneficiam os moradores. “Homenageando a Semana da Cultura Caiçara, levaremos o filme aos moradores da comunidade de Castelhanos para que, além de assistir à história contada, possam refletir e comentar sobre a própria realidade”, finaliza a secretária.
Após a exibição da obra cinematográfica, haverá uma mesa de conversa para a discussão com a comunidade sobre os temas retratados.
Comentários
Postar um comentário