Escola promove encontro com a comunidade para propagar a diversidade de culturas





A E. M. Paulo Renato Costa Souza, localizada no bairro da Barra Velha, realizou na manhã do último sábado, 3, o “Encontro entre Famílias do Camarão” cujo objetivo é criar ações que incluam a comunidade e a diversidade de culturas. O evento foi marcado por diversas apresentações musicais, roda de conversas e propagação da cultura popular brasileira.

A diretora da escola, Esther da Silva, agradeceu imensamente aos participantes e colaboradores que tornaram a comemoração possível. “Este é um momento de grande alegria para todos nós. Agradeço aos meus parceiros porque para criarmos algo assim é necessário que alguém acolha a nossa causa, como a Secretaria de Educação e a nossa própria comunidade do Camarão, ambos nos ajudaram com todos os preparativos”, disse.

Para a diretora pedagógica do Ensino Fundamental I, Lidia Anita Dória, além da interação com toda a comunidade, o encontro trouxe ainda muitos dos elementos da cultura popular brasileira, fundamentais para o conhecimento da cultura do país. “A escola está abrindo as suas portas propagando elementos dos hábitos e costumes do Brasil. Se pensarmos na ideologia, estamos constituindo juntos o processo de levar cultura aos alunos e praticando o compartilhamento, com o café da manhã comunitário”, explica a diretora.

Já para a idealizadora do encontro, a professora de Leitura e Produção de Texto, Gisele Paes, é necessário ressaltar que o evento proporcionou um encontro entre as famílias do local e de homenagem para a cultura popular. “Além de professora e idealizadora, estou aqui como mãe, e vejo a importância do evento porque estamos passando por um processo de gestão democrática na escola, e isso é fundamental para a promoção do objetivo para com a comunidade”.

Eliana dos Santos, mãe de dois alunos, afirma que com a realização deste tipo de atividade pedagógica, seus filhos, de 13 e 10 anos, sentem-se mais à vontade para irem para o ambiente escolar. “Os meus filhos adoram novidades. A escola tem um espaço físico adequado e a direção e os professores são bem preparados”, afirma a mãe.

Luciano de Pífano (nome artístico), um dos músicos que animou os presentes com a ajuda dos professores da instituição, apresentou dinâmicas musicais e roda de conversas, tudo voltado para a propagação da cultura popular brasileira. “Trabalhamos a reprodução dessa cultura para a nova geração através de dinâmicas. O pífano está ligado à questão rural e aos elementos da natureza”, conta o artista que está desde 2009 desenvolvendo técnicas de atividades com o instrumento.

Outra profissional que fez questão de parabenizar o belo trabalho da escola foi a professora de Língua Portuguesa, Rita de Cássia Magalhães. Rita acredita que momentos como este é que reúnem, de fato, as famílias, aproxima e descontrai os alunos, porque não é necessária toda a seriedade que uma sala de aula impõe.

O “Encontro entre Famílias do Camarão” reuniu direção escolar, corpo docente, alunos e pais e estendeu-se durante toda a manhã de sábado.

Comentários

Postagens mais visitadas