Ilhabela inicia novo ciclo de formação continuada para auxiliares de primeira infância
O encontro abordou dois temas: primeiros socorros e a higiene dentro ambiente escolar
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, iniciou na última semana um novo ciclo de formação continuada para os auxiliares de primeira infância da rede municipal.
O encontro abordou dois temas: primeiros socorros e a higiene dentro ambiente escolar. “Essas formações são importantes para todos os envolvidos: alunos, direção, pais e, principalmente, para os auxiliares de primeira infância, que passam parte do dia cuidando das crianças com muita atenção, carinho e dedicação, agregando múltiplos conhecimentos na rotina escolar”, disse a secretária de educação, Stella Salinas.
O curso de primeiros socorros era um pedido antigo dos auxiliares de primeira infância, que se preocupam em atender adequadamente os pequenos que sofrem algum tipo de acidente durante o período em que ficam sobre os seus cuidados. “A formação dada pelos profissionais da saúde vai de encontro com os anseios dos APIs, que sempre pediram por uma formação em primeiros socorros, para que nos casos emergenciais o atendimento à criança seja eficaz. A formação foi de grande valia, pois a pediatra e as enfermeiras orientaram os presentes e esclareceram dúvidas do dia a dia. Parcerias como esta são importantes e devem acontecer sempre”, disse a diretora pedagógica da educação infantil, Bruna Maia.
Para a enfermeira, Tânia Barbosa, coordenadora da saúde da família de Ilhabela, as pessoas responsáveis pelas crianças nas creches precisam receber informações úteis caso ocorram emergências. “A formação foi no sentido de subsidiar as auxiliares às condutas nas intercorrências médicas que acontecem nas creches, o que elas podem fazer, os cuidados imediatos com as crianças, além do suporte básico de higiene e sobre a conduta das transmissões que acontecem e a forma de possibilitarem a não propagação dessas doenças”, declarou.
Também palestraram a pediatra e articuladora da saúde nas creches Heloisa Negrisioli, e a enfermeira da APAE, Alice Emmanuele.
Comentários
Postar um comentário