Tradicional Festa de São João Batista anima final de semana em Ilhabela






No último final de semana, entre os dias 16 e 18 de junho, foi realizada a tradicional Festa de São João Batista, na Praça de Eventos e Lazer do Galera, na Água Branca. O evento foi uma realização da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, por meio da Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria de Cultura e Fundaci.

Como uma das mais esperadas festividades do calendário anual da cidade, o evento animou os presentes com diversos shows musicais (que se apresentaram em uma bela estrutura organizada pela Prefeitura), quadrilhas de diversas entidades, muitas barracas de comidas e bebidas típicas e sorteio de prêmios.

“É uma festa pensada para a família, onde todos podem participar juntos aproveitando as barracas de comida, as brincadeiras para as crianças, os sorteios de prêmios e os shows. Esses eventos que a Prefeitura realiza tem de ser pensados dessa maneira, para que todos possam participar juntos”, disse o prefeito Márcio Tenório, destacando o cuidado e carinho com os preparativos da festa.

A primeira noite de espetáculos, 16, foi aberta pelo Trio Luar, que levantou a plateia com grandes sucessos do forró pé de serra. Além deste show, a sexta-feira também foi palco para uma apresentação de hip hop dos alunos do K. M. Estúdio de Dança. A noite de festas foi encerrada pelo Trio Sinhá Flor.

O sábado, 17, foi animado pela banda Forró 40 Graus, apresentações de quadrilhas e pelo show do cantor Salgadinho, que embalou grandes sucessos do samba e do pagode. Muitas das músicas cantadas são de sua autoria.

Já o último dia de comemorações, domingo, foi agitado por apresentações pra lá de especiais. O primeiro show da noite foi da banda Pegada Bruta, que embalou adaptações do sertanejo universitário, funk e pop. Entre as músicas interpretadas estão “Camarote”, de Wesley Safadão, e “Loka”, cantada por Simone, Simaria e Anitta. Após o show da banda, o Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, em parceria com o Centro de Convivência da Melhor Idade, deram um show de simpatia e criatividade com a Quadrilha da Melhor Idade.

Para encerrar com chave de ouro a Festa de São João Batista, a dupla de irmãos Edson & Hudson, que se apresentou pela primeira vez na cidade, emocionou o público presente com seus grandes sucessos do sertanejo. A música “Azul”, a primeira cantada pela dupla, veio acompanhada de show de luzes e papéis picados, impressionando o público animado.

Além dos shows musicais, as barracas de comidas e bebidas típicas também foram um grande sucesso. Não faltaram as delícias tradicionais: milho e derivados, caldos, quentão, doces, pastel, lanches e muito mais. O público se entreteve ainda com o sorteio de prêmios entre as apresentações.

Segundo o secretário de Cultura e Fundaci, Nuno Gallo, a parceria da Prefeitura, por meio de sua secretaria, foi uma solicitação do prefeito que pediu também carinho e disponibilidade para atender a grandiosidade da comemoração. “Este foi mais um evento em que o prefeito pediu colaboração especial. Tudo foi planejado com a comunidade para que atendêssemos a todos, tanto os participantes, quanto os que ficaram em casa. Pensamos nos horários, no trânsito e na segurança do local. Foi um sucesso”, completou Gallo.

Já o padre Mateus Martins, pároco responsável pela Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso (que coordena a Capela de São João Batista, no Perequê), diz que a Festa de São João Batista atingiu seu objetivo, que é o de manter a tradição cultural e religiosa da comunidade católica de Ilhabela. “Tivemos uma grande movimentação de pessoas de diversas regiões da cidade, que proporcionou momentos de entretenimento e de fé devocional em São João Batista, como acontece em todo o Brasil”, explica o padre. Sobre a organização da festa, Martins ressalta que o ambiente ficou agradável e bem ornamentado. “Tudo estava muito lindo! Todos que ali chegavam teciam elogios à organização. As pessoas puderam desfrutar de barracas com comidas típicas com preços acessíveis. A renda será destinada à manutenção das capelas de responsabilidade da paróquia”.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Prefeitura de Ilhabela e Secretaria de Cultura e Fundaci se preparam agora para a última das festividades religiosas do mês, a Festa de São Pedro, a ser realizada no bairro e na capela que levam o nome do santo, no extremo Sul da Ilha.

Comentários

Postagens mais visitadas