Prefeitura divulga informações sobre a 44ª Semana de Vela de Ilhabela e calendário integrado de eventos



 


Na tarde da última quarta-feira, 14, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, divulgou informações sobre a 44ª Semana de Vela de Ilhabela e o Calendário Integrado de Eventos “Ilhabela 365 dias para você voltar sempre”, no auditório do Paço Municipal. A apresentação dos projetos foi realizada pelo secretário da pasta, Ricardo Fazzini, que explicou e expôs os objetivos da Prefeitura para representantes do Conselho Municipal de Turismo de Ilhabela (Comtur) e demais entidades e comerciantes.

A 44ª Semana de Vela de Ilhabela acontece em julho e promete aquecer a economia local e promover o nome da cidade como uma potência na área para receber competições de nível internacional.

Segundo Ricardo Fazzini, é necessário que a cidade invista no evento para que ele volte a ter o glamour que a Semana de Vela merece. “Temos que estar muito focados neste ano. Vamos investir para colhermos bons resultados e nos aprimorarmos ainda mais para conseguirmos os antigos patrocínios que a semana tinha e que foi perdendo. A Semana de Vela de Ilhabela é um evento que nasceu na cidade e que no decorrer dos anos passou a ser realizada por intermédio do Yacht Clube Ilhabela (YCI). A ideia é resgatar a exposição total para o município, deixando o Yacht como suporte técnico, como por exemplo, servindo de marina”, explica.

Os barcos ficarão no YCI, porém, o credenciamento de velejadores e da imprensa, passando pela distribuição dos kits e premiação, serão realizados na Vila, local que também abrigará os stands e o media center da 44ª Semana. “Toda a imprensa que vem fazer a cobertura do evento ficará na cidade. Eles estarão no media center que será montado dentro do Race Village, o que vai acabar gerando outras pautas e mídias espontâneas que ajudarão na divulgação da cidade”, explana o secretário.

Para o prefeito Márcio Tenório, a proposta sempre foi pautada em voltar à estrutura das edições realizadas em praça pública, com total acesso aos moradores e turistas. “A diferença é que neste ano, além de toda estrutura do Race Village, o advento da tecnologia proporcionará, mesmo às pessoas que não entendem sobre o esporte, acompanhar em tempo real e com narração profissional, tudo o que estiver ocorrendo no mar”, destaca Tenório.

Ainda no Race Village, os visitantes poderão assistir palestras com temas náuticos, como climatologia, e esportistas famosos irão contar suas experiências: “Nós vamos trazer um médico iatista para falar sobre dermatologia com foco no velejador e que acaba sendo útil para todos que estiverem assistindo. Ou seja, tudo o que acontecer no Race Village, será voltado para o público da vela”, diz Fazzini.

A abertura da 44ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela acontece no sábado, 8 de julho, com a cerimônia de abertura do Race Village. No domingo, acontece o desfile dos barcos em frente ao Píer da Vila, durante a Regata de Alcatrazes.

Ainda com relação a competição, a organização do evento determinou que os três primeiros colocados de cada categoria deverão se apresentar para a premiação que também acontecerá na Vila.

“Tudo está sendo pensado para que a Capital da Vela propague ainda mais o esporte de um jeito interativo e cheio de atividades, atraindo mais turistas, entusiasmando os moradores e aquecendo a economia da cidade”, finaliza Márcio Tenório.



Calendário de Eventos

Outro projeto apresentado pelo secretário Ricardo Fazzini durante o encontro foi o Calendário Integrado de Eventos “Ilhabela 365 dias para você voltar sempre”, que possui como objetivo a integração entre as secretarias para que haja uma diversidade na programação visando atrair o público durante todos os meses.

Fazzini vê como proposta do calendário integrado a unificação da programação para benefício da população e da rede hoteleira: “Estamos ofertando a visão consolidada, tanto para a população quanto para o setor hoteleiro, operadoras e afins, que poderão oferecer pacotes personalizados, tendo as atrações como diferenciais”, diz.

No decorrer do encontro o secretário fez explicações, anotações e respondeu à diversas perguntas dos comerciantes.

Comentários

Postagens mais visitadas