Ilhabela terá plano de marketing turístico e calendário integrado de eventos






A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, apresentou na manhã de hoje, 7, o Plano de Marketing Turístico e o Calendário Integrado de Eventos “365 dias para você voltar sempre”, no auditório do Paço Municipal. A apresentação dos projetos foi realizada pelo secretário da pasta, Ricardo Fazzini, que explicou e expôs os objetivos da Prefeitura para representantes do Conselho Municipal de Turismo de Ilhabela (Comtur) e demais entidades e comerciantes.

O Plano de Marketing Turístico está sendo desenvolvido e tem por finalidade de propor conclusões objetivas, aplicáveis e dentro do orçamento da cidade para os problemas que serão detectados por meio de pesquisas qualitativas (método de investigação científica que foca na resposta subjetiva, de qualidade).

Para a finalização do Plano de Marketing, que está em sua fase de planejamento, será necessário analisar a imagem e reputação da marca e do destino, identificar métodos de promoção e divulgação que contribuam para diminuir a sazonalidade (relativo a periodicidade), analisar o público-alvo e propor projetos e ações de promoção.

O secretário Ricardo Fazzini ressalta que o plano é estratégico, e não promocional. O plano deverá gerar ações que beneficiem empresas que atuam na área turística como hotéis, pousadas, restaurantes e agências de turismo. “Nossa cidade é especial porque é uma referência para o turismo. O plano que está em fase de confecção irá facilitar e melhorar o nosso futuro. Algumas ações acontecerão ainda nesta temporada”, explica o secretário.

Já o sócio-diretor da empresa Garkalns Consultoria (contratada para o projeto), Cássio Garkalns, apresentou a sua equipe de trabalho e enfatizou que o serviço não começará do zero, mas que já foram captadas informações por meio do histórico e de documentação da cidade. “Não começaremos as pesquisas e o diagnóstico do zero. Temos em mãos documentos, arquivos, Plano Diretor, Comtur 57 e muitas outras
escrituras que serão analisadas para que façamos o refinamento dessas informações”.

Garkalns explana ainda que através da pesquisa qualitativa será possível descobrir o que as pessoas acham da cidade e comparar onde se pretende chegar. “Será viável entender quais os motivos que levam a pessoa que está respondendo a pesquisa chegar até a
conclusão que chegou”, completa.

Outro projeto apresentado durante o encontro foi o Calendário Integrado de Eventos “365 dias para você voltar sempre”, que possui como objetivo a integração entre as secretarias para que haja uma diversidade na programação visando atrair o público durante todos os meses.

Ricardo Fazzini vê como proposta do calendário integrado a unificação da programação para benefício da população e da rede hoteleira: “Estamos ofertando a visão consolidada tanto para a população quanto para o setor hoteleiro, operadoras e afins, que poderão oferecer pacotes personalizados, tendo as atrações como diferenciais”, diz.

No decorrer do encontro o secretário fez explicações, anotações e respondeu à diversas perguntas dos comerciantes.

O secretário de Cultura e Fundaci, Nuno Gallo, também participou da apresentação.

Comentários

Postagens mais visitadas