7º Festival de Fanfarras de Ilhabela reuniu cerca de 500 alunos participantes
Fotos: Karol Assunção / PMI
Legenda: Bexigas, bolhas de sabão, fogos de artifício e fumaça colorida fizeram parte da belíssima festa que foi o Festival de Fanfarras
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizou neste sábado, 8, o 7º Festival de Fanfarras de Ilhabela, o FESTFAN. O evento aconteceu na sede do Polo de Educação Integrada (PEII), na Barra Velha, e reuniu as melhores fanfarras da cidade em um formato que deixa a rivalidade de lado e promove a convivência, amizade, inclusão e sustentabilidade.
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Márcio Tenório afirmou ser gratificante promover um Festival como este, que acontece por meio do Projeto Música na Escola. “Nos últimos anos, eu acompanhei a apresentação das fanfarras ao lado de vários professores. Estar aqui, abrindo o 7º Festival de Fanfarras, é motivo de muito orgulho. Investiremos muito na área de educação; no conhecimento e na valorização dos professores. Com a nossa equipe disposta e competente estamos adotando um novo modelo pedagógico para que a educação de Ilhabela seja exemplo para o Litoral Norte, Vale do Paraíba e São Paulo”, evidenciou o prefeito.
Já a secretária de Educação, Stella Salinas, parabenizou todos os envolvidos com as apresentações. “Desde o início dos espetáculos pudemos ver a dedicação dos alunos e a participação dos pais e público em geral”, ressaltou Stella.
Cerca de 500 alunos, divididos entre Corpo Coreográfico, Corpo Musical, Linhas de Frente e Porta-Bandeiras, deram um show de músicas e coreografias que impressionaram os que ali estavam. A abertura do Festival foi feita pelo “Cortejo Popular Cultural”, que trouxe alunos do PEII Barra Velha com instrumentos improvisados, coreografias contagiantes e uma simpatia que comoveu o público.
Logo depois, as fanfarras das E. M. Paulo Renato Costa Souza, E. M. Prof.ª Dr.ª Ruth Correia Leite Cardoso, E. M. Prof.ª Anna Leite Julião Torres, E. E. Dr.º Gabriel Ribeiro dos Santos, E. M. Waldemar Belisário, E. M. Mércia do Nascimento Dias e E. M. Eva Esperança Silva se apresentaram, em cerca de 10 minutos cada uma. Já o encerramento foi realizado pela Banda Marcial de Ilhabela.
O objetivo do evento é inserir os alunos do Projeto Música na Escola, que desde 2010 busca desenvolver a autoconfiança, conhecimento artístico e respeito pelas diferentes produções musicais, com novos meios para abrir horizontes e proporcionar o contato com valores implícitos no ensino musical. Entre esses valores estão a concentração, a disciplina, o trabalho em grupo, o respeito às diferenças e a apuração da sensibilidade. Todas as escolas receberam troféu de participação.
Também estiveram presentes no FESTFAN a vice-prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha; a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela e primeira-dama Júlia Tenório; os secretários Edilson César dos Santos (Adjunto de Cultura); Luiz Lobo (Administração); Nuno Gallo (Cultura); Osvaldo Julião (Governo); Paulo César Mathias (Serviços Municipais); Sandra Maria Adão (Adjunta de Educação); Tiago Corrêa (Finanças) e Vinícius Julião (Assuntos Jurídicos), além do vereador Anísio Oliveira.
Comentários
Postar um comentário