Prefeitura realiza vistorias técnicas no Município




A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, realizou na quarta-feira, 5, uma série de vistorias técnicas em diversos pontos em que a secretaria vem atuando fortemente.



O secretário da pasta, Katzumi Hoyer, o Tchumi, acompanhado pelo chefe de Desenvolvimento Comunitário, Raul Cordeiro, iniciou as visitas no Núcleo de Regularização Fundiária de Interesse Social do Bexiga, localizado na região Sul da cidade. As obras do núcleo estão paralisadas devido à assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feita pelo prefeito Márcio Tenório no mês anterior. Entre os serviços já concluídos para a regularização das moradias do núcleo, estão a estimativa de custos, a renovação do decreto, complementação do laudo técnico e revisão do diagnóstico social dos moradores.



Os próximos passos a serem dados são e elaboração do Termo de Referência (documento estabelecedor, na qual os serviços a serem prestados e os produtos a serem entregues são informados) e a contratação de empresa para realizar o projeto executivo.



Outro ponto visitado pela comitiva foi um terreno situado no Alto da Barra Velha, próximo à E. M. Dr. Salvador Arena. Neste terreno deverá ser construído o maior conjunto de unidades habitacionais individuais da cidade, cerca de 120 moradias. Tchumi e Cordeiro avaliaram as condições do local, bem como as disposições do solo e a vegetação. O projeto ainda está em fase de planejamento.



Em seguida, foi a vez do Núcleo de Regularização Fundiária de Interesse Social Cantagalo, que compreende as locações próximas e superiores ao Cemitério Municipal, na Vila. Neste núcleo também serão construídas uma série de unidades habitacionais, boa parte delas destinadas à realocação de famílias do próprio Núcleo, atualmente em área de risco.



Segundo o secretário de Obras e Planejamento Urbano, as vistorias são necessárias para que administração conheça as necessidades de cada local e proponha soluções adequadas. “Um dos locais que visitamos, o terreno no Alto Barra Velha, encontrava-se invadido, cercado por terceiros. Acionamos os órgãos competentes imediatamente e hoje já temos uma resposta positiva quanto ao local, que é uma área pública. Como fizemos a vistoria pessoalmente, pudemos ver e resolver o problema rapidamente”, ressaltou Tchumi.



Já para Cordeiro, é a partir de visitas técnicas que a possibilidade de observar eventuais ajustes nos projetos se viabiliza, agilizando assim o início das obras. “É um anseio antigo de toda população dos núcleos que suas situações sejam regularizadas e estamos trabalhando muito para honrar esse compromisso. No caso específico do Núcleo do Bexiga, temos algumas aprovações e estudos que deverão ser finalizados em breve. Com relação às unidades habitacionais, a Prefeitura vem buscando parcerias com a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades para o início das construções. Os projetos urbanísticos incluem malha viária, saneamento básico, áreas de lazer e muito mais”, finaliza o chefe de Desenvolvimento Comunitário.



A Secretaria de Obras e Planejamento Urbano pretende realizar vistorias como essa periodicamente, sempre fiscalizando e atendendo presencialmente a população, aproximando a comunidade do Poder Público Municipal, ouvindo suas demandas e levando aos bairros a atenção necessária. As vistorias fazem parte das prioridades do Plano de Governo do prefeito Márcio Tenório para a Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, visando atender adequadamente à população.

Comentários

Postagens mais visitadas