Tradicional festa em homenagem a Bom Jesus da Prainha é celebrada na comunidade da Praia da Serraria







Nas últimas duas semanas, entre os dias 29 de julho e 6 de agosto, foi realizada a tradicional festa em louvor a Bom Jesus da Prainha, na comunidade tradicional caiçara da Praia da Serraria, sendo o sábado, 5, o dia principal da programação. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci e foi coordenada pelo professor pedagogo e historiador Adriano Leite.

Como uma das mais esperadas festividades do calendário anual da cidade, o evento animou e emocionou os presentes com rituais religiosos; ucharia (almoço coletivo); fogueira e baile musical. Celebrada por quase 300 anos, a homenagem ao Bom Jesus da Prainha é oficialmente uma das manifestações culturais mais antigas do estado de São Paulo.

“Essa comemoração foi diferenciada. Várias secretarias se uniram e conseguimos contribuir para que uma das mais antigas celebrações culturais do nosso estado fosse mantida”, disse o secretário de Cultura e Fundaci, Nuno Gallo, destacando a importância da cerimônia.

Dando início à programação, os caiçaras realizaram o levantamento do mastro, procissões tradicionais (com a interpretação de Verônica cantando em latim o sofrimento de Cristo e de Nossa Senhora das Dores acompanhada por anjos e interpretação da mãe de Jesus durante o percurso), novenas (reza tradicional que dura nove dias), cantos em latim e passagem da coroa da Rainha do Santo. O sábado, 5, foi marcado pela missa em louvor ao padroeiro e batizados das crianças da comunidade, além da ucharia feita com técnicas indígenas. A noite foi seguida com apresentações musicais e baile.

Além da realização dos rituais tradicionais, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação promoveu uma corrida de canoa em homenagem ao caiçara José Leopoldino dos Santos, o “Juca”, patriarca da comunidade.

Segundo o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, que esteve presente na comemoração, o resgate da cultura caiçara é uma das prioridades desta administração. “É emocionante poder partilhar e vivenciar as histórias da Ilha. São experiências que formam o nosso povo que, em sua simplicidade, sempre lutou, trabalhou e se fez presente no desenvolvimento de Ilhabela. Por isso, a importância em manter viva toda essa tradição que não vamos deixar cair no esquecimento. Vamos sempre desenvolver e incentivar a prática da cultura caiçara”, afirma Tenório.

Já o coordenador da festa em homenagem ao santo, Adriano Leite, salienta a importância da devoção religiosa para a comunidade, assim como ganho histórico e cultural para a identidade de Ilhabela.

A celebração em homenagem a Bom Jesus da Prainha deve-se ao aparecimento da imagem do Senhor Bom Jesus em uma região próxima à comunidade da Serraria conhecida como Prainha da Riscada.

Comentários

Postagens mais visitadas