Escolas de Ilhabela realizam contação de história sobre a lenda da Feiticeira
Na segunda-feira, 18, as escolas da rede municipal Carolina de Moraes (Vila) e Nilce Signorini (Portinho), levaram os alunos do maternal 2 e da fase 1 a um passeio com contação de lenda da Feiticeira. A ação faz parte do eixo temático “O lugar onde vivo”, proposto pela Secretaria Municipal de Educação.
A lenda foi apresentada para as crianças na praia da Feiticeira, no sul da ilha, utilizando um figurino atrativo, instrumentos e uma curiosa encenação. Os alunos se envolveram interagindo e demonstrando muito interesse pela história. “Proporcionamos às crianças a experiência de conhecerem um pouco mais da nossa cultura e elas aprovaram, ficaram muito envolvidas durante a história”, declarou Mirian Batista, diretora da E.M. Carolina de Moraes.
Lenda da Feiticeira (por Nivaldo Simões)
Na Praia da Feiticeira encontra-se a Fazenda São Mathias. Dizem os antigos moradores que a proprietária amealhava imensa riqueza explorando uma taverna, que era ponto de encontro de piratas e marinheiros de navios negreiros e mercantes que ali apontavam em busca de provisões e informações.
Um dia, envelhecida, alquebrada, temendo ser saqueada, com auxílio de seus escravos, enterrou seu tesouro no local conhecido por Tocas e matou todos eles para evitar que revelassem o segredo.
Conhecida como a feiticeira, enlouqueceu e não foi mais vista.
Comentários
Postar um comentário