Prefeitura de Ilhabela realiza oficina de artesanato com moradores da Ilha de Vitória
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), está realizando oficina de artesanato com moradores da comunidade tradicional caiçara da Ilha de Vitória. A oficina é ministrada por profissionais do próprio SCFV.
Com o objetivo de garantir condições necessárias para a superação das fragilidades observadas, principalmente com a subsistência, a atividade produtiva realiza um trabalho de inserção no mercado com o preparo dos artesanatos, visto que os mesmos são posteriormente comercializados. A oficina propõe ainda o consumo do broto de bambu (utilizado para a confecção dos objetos), que é altamente nutritivo.
Segundo a pedagoga do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Thatiê Adragna Favarello, o município de Ilhabela enfrenta objetivos específicos no que se refere à abordagem das comunidades tradicionais com padrões culturais e sociais próprios. “As comunidades tradicionais demandam a construção de estratégias de intervenção interdisciplinares distintas. Com a oficina, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fortalece os laços da proteção social básica, que garantem condições necessárias para a superação das fragilidades. De uma forma geral, o projeto visa estimular a autonomia fortalecendo as habilidades locais”, explica a pedagoga.
Além das atividades com as comunidades tradicionais, o Cras realiza ainda reuniões e oficinas com outros grupos menos favorecidos pela sociedade.
Comentários
Postar um comentário