Canhões históricos são recolocados na Praça das Bandeiras
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, recolocou na tarde de hoje, 25, com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, os canhões históricos que foram retirados da Praça das Bandeiras, na Vila, durante a realização da 44ª Semana de Vela de Ilhabela, em julho.
Com o fim de uma série de eventos que foram promovidos na Praça das Bandeiras, os canhões voltam a fazer parte da bela paisagem histórica do local.
As peças haviam sido removidas e posicionadas com segurança em uma sala do Centro Cultural da Vila, sob os cuidados da Secretaria de Cultura. “Os canhões fazem parte da história de Ilhabela e tomamos as devidas providências para preservá-los. As peças são valiosas para nós, caiçaras, que respeitamos a história da cidade onde vivemos”, declarou o prefeito Márcio Tenório.
Hoje, a bateria de quatro canhões do século XIX foi recolocada no mesmo local em que ficou no período colonial. As peças ganharam novas bases, feitas de madeira de garapeira, que estão apoiadas sobre bloquetes.
Para o secretário de Cultura, Nuno Gallo, é fundamental preservar a memória histórica do arquipélago. “Essas armas remetem ao nosso passado, à nossa defesa contra a pirataria e as nações que queriam dominar a nossa terra. São relíquias e foram guardadas para que a grande movimentação na Vila não as prejudicassem”, disse.
Comentários
Postar um comentário