Prefeitura de Ilhabela realiza mais uma capacitação para futura diretriz de assistência à população de rua




A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, realizou na última terça, 24, uma capacitação em formato de grupos de trabalho aos funcionários da pasta e demais secretarias municipais que objetivou discutir, analisar e propor diretrizes na criação da Política Municipal para a População em Situação de Rua.



Segundo dados da Pesquisa Nacional sobre População em Situação de Rua, coletados em 2008 e apresentados durante o evento, a maioria desses moradores pertence ao grupo dos adultos, heterogêneos, que viveram situações de rompimento de vínculos familiares ou possuem ligações com substâncias psicoativas.



Nilce Signorini, secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, disse que o município vem se deparando com o desafio crescente de construir respostas para o atendimento da população em situação de rua. “Em 2009, o Governo Federal instituiu a Política Nacional para a População em Situação de Rua, por meio do decreto nº 7.053, definindo diretrizes e competências para o atendimento, vamos implantar a política municipal para o suporte desses moradores”, explica.



Já o prefeito Márcio Tenório ressaltou que a participação de servidores de diversas secretariais irá auxiliar na criação de um futuro conselho, na abordagem de diferentes suportes e ações. “A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, através do seu Departamento de Políticas Públicas, vem trabalhando incansavelmente na busca de soluções para essa problemática. Vamos fazer todo o possível para dar acesso às políticas públicas a essa parcela da população”.



O encontro foi ministrado por Joana Maria Gouveia e Maria Carolina Tiraboschi, ambas especialistas no assunto. Na próxima terça-feira, dia 31, será realizada mais uma capacitação, dessa vez com a participação do poder legislativo, Ministério Público Federal e sociedade civil organizada, a partir das 8h, no auditório do Paço Municipal.



Além dos funcionários da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, servidores das pastas de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Meio Ambiente e Saúde também participaram do encontro. Ao final de uma série de capacitações, serão definidas diretrizes para a criação da Política Municipal para a População em Situação de Rua.



Conheça as palestrantes:

Joana Maria Gouveia – Joana possui graduação (2002), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC – SP). É docente no curso de graduação, extensão e pós-graduação em Serviço Social e Políticas Públicas. Possui experiências nas áreas de serviço social com ênfase em assistência social, proteção social especial, trabalho com famílias, habilitação pós-ocupação e regularização fundiária e outros.



Maria Carolina Tiraboschi – Carolina é graduada em Administração de Empresas (2004) pela Universidade de São Paulo (USP). É mestre em Ciência Política e Sociologia pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) – sede na Argentina (2011). Atualmente é doutoranda no Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e atua como pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva desde 2010, além de outros projetos.

Comentários

Postagens mais visitadas