Após sete anos de operação SAMU de Ilhabela será ampliado







O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) de Ilhabela, que comemorou hoje, quarta-feira (22) sete anos de funcionamento, vai dobrar o número de equipes e ambulâncias.



A informação da ampliação do serviço na cidade, anunciada pelo prefeito Márcio Tenório há 30 dias, foi reiterada hoje pelo secretário de Saúde, Marco Antônio Gênova, e o adjunto, Gustavo Barboni, que junto com a vice-prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, visitaram a nova sede, inaugurada em outubro no prédio construído para o Corpo de Bombeiros com recursos do município.



O SAMU de Ilhabela, que funciona por meio de um convênio com o governo federal, pleiteou e deve receber mais duas novas Unidades de Suporte Básico, com duas novas ambulâncias, ampliando o número de equipes para poder atender de forma completa as emergências do município.



Além das novas ambulâncias, a cidade será contemplada, em breve, com uma unidade Motolância, que fará o primeiro atendimento, pelo fato de conseguir chegar mais rápido que as ambulâncias. A gestão municipal também está reformando e ampliando a base de apoio do SAMU no Engenho D´Água, um investimento de cerca de R$ 140 mil, de recursos municipais.



Atualmente o SAMU conta com duas equipes de suporte básico, que trabalham 24h durante os 7 dias da semana, compostas por 9 auxiliares de enfermagem e 8 condutores socorristas. Uma é mantida através de recursos do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, e a outra é custeada em 100% pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde.



Somente de janeiro deste ano até outubro, o SAMU realizou mais de 3000 ocorrências em Ilhabela, mantendo uma média diária de 11 atendimentos por dia. As chamadas de emergência do Litoral Norte são recebidas diretamente pela Central Reguladora, localizada em São Sebastião. A partir desta Central, é que todas as outras ambulâncias da região são acionadas, inclusive a de Ilhabela, ambas lotadas na nova base do Corpo de Bombeiros, no bairro da Barra Velha.



As chamadas para o SAMU 192, atendidas em São Sebastião, passam por uma classificação, dividindo-se entre casos: VERDE (não urgentes que podem esperar até seis horas), AMARELO (que podem esperar até duas horas); e VERMELHO (urgentes, que não podem esperar). Ou seja, existe o Protocolo de atendimento estabelecido, que a Administração Municipal tem que seguir.



A vice-prefeita, Gracinha Ferreira, destacou a importância do serviço para a população e falou sobre a sua participação no governo municipal. “O SAMU é um serviço de fundamental importância, que salvou muitas vidas em 2017 e nos anos anteriores. Sempre represento o prefeito Márcio Tenório, atendendo recomendação dele, quando está em compromisso fora da cidade. Nossa participação no governo é efetiva. Agradeço a confiança depositada pelo prefeito e pelo trabalho que desenvolve em atenção às reivindicações da população”.

Comentários

Postagens mais visitadas