Ilhabela vacina 70% da população contra a Febre Amarela e prossegue com campanha
Litoral Norte tem dois óbitos confirmados de macaco pela doença e uma morte humana suspeita
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, informa que já vacinou 70% da população contra a Febre Amarela, isto é, cerca de 18 mil pessoas; a meta é de 26 mil e a pasta segue com a campanha nas Unidades Básicas de Saúde e nas escolas da rede estadual e particular do município.
Na semana passada foram confirmados na região dois óbitos de macacos pelo vírus, um em Ubatuba e outro em São Sebastião, além de uma morte humana suspeita também em Ubatuba.
Os casos mais graves da doença levam o infectado a óbito. A forma mais eficaz de prevenir a doença é tomando a vacina. Em caso de viagens marcadas para áreas consideradas de risco, deve-se tomar a dose pelo menos 10 dias antes de viajar. “Ilhabela já realizou diversas ações para imunizar o maior número de pessoas possíveis. Agora o Núcleo de Educação e Saúde (NES) promove a vacinação nas escolas das redes estaduais e particular. Moramos em região de mata muito suscetível a forma silvestre da doença, sendo de extrema importância atingir a meta de vacinados”, declarou o prefeito Márcio Tenório.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril, causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes contaminados com a doença, e é de alta gravidade.
Sintomas – Geralmente quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.
A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a Febre Amarela.
Confira o cronograma de vacinação nas escolas:
Dia 05 – Colégio São João;
Dia 06 – Colégio ACEI;
Dia 10 – Colégio Objetivo;
Dia 11 – Escola Estadual Professora Maria Gemma;
Dia 16 – Escola Estadual Água Branca;
Dia 17 – Escola Estadual Dr.º Gabriel Ribeiro dos Santos;
Dia 24 – Feira cultural do Colégio ACEI
Comentários
Postar um comentário