Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes teve programação especial em Ilhabela
O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), de Ilhabela, realizou na sexta-feira (18), uma ação de mobilização pelo Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Além desta ação, houve ainda o lançamento do Plano Municipal contra a Violência e a Exploração Sexual Comercial de Ilhabela. O Conselho Tutelar do Município e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social também participaram da realização do evento.
A mobilização abordou a população em diversos pontos e estabelecimentos públicos pela cidade e recebeu o nome de campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. Os munícipes receberam orientações de como proceder diante da suspeita ou confirmação de violência e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes.
“O evento foi emblemático. Estivemos em vários locais divulgando a importância do tema sobre o Disque Denúncia (disque 100), e falando sobre a importância de identificação de notificação desse tipo de situação, para que possamos proteger nossas crianças e adolescentes. A programação foi encerrada com o lançamento do Plano Municipal contra a Violência e a Exploração Sexual, visando prever ações que possam ser desenvolvidas no sentido de identificar, prevenir e combater a violência contra crianças e adolescentes. O Plano é constituído por indicadores e metas, um grande passo para o enfrentamento desta problemática”, destacou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Letícia Souto Maior.
O prefeito Márcio Tenório, que participou de ambas as ações, afirmou que o Município está empenhando em proporcionar proteção contra qualquer tipo de violência. “Vamos avançar muito mais, sempre em parceria com o Conselho responsável”, disse.
O Plano Municipal será votado no CMDCA em reunião ordinária no dia 12 de junho. Quem tiver interesse em consultar e contribuir de alguma forma, deve entrar em contato com o Conselho Municipal via e-mail ou telefone.
Em continuidade às ações de prevenção e combate à violência sexual, o CMDCA, o Conselho Tutelar de Ilhabela e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social irão ofertar uma capacitação com especialista no assunto para profissionais das Secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento e Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico e do Turismo que lidam com a temática no próximo mês.
Tanto a ação de mobilização, quanto o lançamento do Plano, se dará pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Prefeitura, representada por diversas secretarias, e responde às diretrizes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), com foco na qualificação de políticas em benefício da infância e adolescência.
Serviço: Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cmdca@ilhabela.sp.gov.br, ou pelo telefone (12) 3896-9200, ramal 9563.
Comentários
Postar um comentário