Ilhabela obtém bons resultados na Feira Avistar em São Paulo






A Avistar, maior feira de observação de aves da América Latina, tornou-se o ponto de encontro de profissionais, amantes da prática e importantes instituições relacionadas ao Birdwatching. Por isso, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, participou do evento, entre sexta-feira (18) e domingo (20), no Instituto Butantan, em São Paulo.

A participação do arquipélago teve por objetivo impulsionar o ecoturismo e divulgar o reposicionamento turístico Ilhabela Vida Natural, em uma ação conjunta com o Circuito Litoral Norte formado pelo município, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.

Neste ano, a feira atingiu um público maior do que nas edições anteriores, consequência do crescimento da atividade no Brasil e no mundo. Ilhabela levou à Avistar pacotes turísticos exclusivos para observação de aves e cetáceos, que atraíram os participantes pela organização, um resultado do trabalho do trade com a equipe da Prefeitura para seu desenvolvimento.

“Foi nítido o interesse dos participantes pelo município, o que nos impulsiona para um planejamento sustentável da atividade para geração de emprego e renda na cidade”, enfatizou o gestor municipal de turismo segmentado, Valdir Arruda.

Além disso, a Avistar foi oportuna para contato com entidades de renome, permitindo a troca de experiências que irão gerar grandes resultados a curto, médio e longo prazo. Exemplo disso é a proposta apresentada pela Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), para o desenvolvimento, conscientização e fortalecimento do Birdwatching em Ilhabela.

Também houve reunião com a gerente de marketing e apoio à comercialização da secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (MS), Mariana Rondon, e o diretor de desenvolvimento do Turismo e Mercado da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Geancarlo Merighi, onde se discutiu sobre o intercâmbio para troca de experiências. Isto porque, o destino que representam é reconhecido como capital nacional de Birdwatching.

Ainda, foram possíveis encontros com diretor executivo da Fundação Florestal de São Paulo, Rodrigo Levkovicz, e com cidades já reconhecidas pela atividade que poderão acarretar em importantes ações, como um roteiro integrado entre as regiões.

“Realizamos muitos trabalhos direcionados ao ecoturismo, como manutenção das trilhas ecológicas, implantação de guaritas, entre outros. Nosso PPA (Plano Plurianual), também prevê a construção de seis torres de Birdwatching no Parque Estadual da cidade. Queremos impulsionar nosso setor, temos muitos atrativos e nos esforçamos para que sejam bem cuidados e atraiam visitantes que reconheçam seus valores e invistam em nosso arquipélago”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

“Priorizando a preservação do ecossistema, nossa Administração investe em um turismo consciente que usufrui de nossas riquezas com responsabilidade e valorizam nossa Ilhabela”, concluiu o prefeito Márcio Tenório.

Comentários

Postagens mais visitadas