Começa 3ª Conferência em Saúde de Ilhabela



Fotos: Divulgação / PMI





Evento prossegue até amanhã com palestras, apresentações, leitura e votação de propostas

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã de hoje (19), a abertura da 3ª Conferência em Saúde, no Salão do Esporte Clube Ilhabela, na Vila. O evento, que acontece até amanhã (20), contou com a presença do prefeito Márcio Tenório, do secretário de Saúde, Osvaldo Julião, e autoridades.

Este ano, a Conferência tem como tema “A saúde que Ilhabela precisa”, e os subtemas “Saúde como Direito, Garantia do Acesso e Atenção de Qualidade”, “Participação e Controle Social” e “Gestão e Modelos de Atenção”.

Seu principal objetivo é a participação da população na elaboração de propostas para as diretrizes da pasta, como dispõe a lei complementar 8.142 de 28 de dezembro de 1990 sobre a participação da comunidade na gestão do SUS (Sistema Único de Saúde).

A Conferência também tem como propósitos avaliar a situação de saúde, debater o modelo de atenção e propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde; elaborar propostas que serão diretrizes para atualizar o Plano Municipal de Saúde; fortalecer a Participação Social e o Controle Social no SUS em Ilhabela e debater e elaborar diretrizes para a 8ª Conferência Estadual de Saúde e para 16ª Conferência Nacional de Saúde convocada pelo Decreto, que terá como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

O secretário de Saúde, Osvaldo Julião, falou sobre a importância da Conferência. “Parabenizo todos os funcionários da secretaria que ajudaram a organizar esse grande evento, preparado pelas Pré-conferências”, afirmou Julião, que destacou que um dos pilares de trabalho de sua pasta é a prevenção.

Já o prefeito, Márcio Tenório, destacou que a Conferência é mais uma demonstração da disposição da atual gestão em estimular a participação popular e também lembrou dos avanços alcançados pela Administração em apenas um ano e oito meses. “No sábado entregamos o segundo marco histórico da saúde de Ilhabela, o Centro de Referência da Mulher, criado com o objetivo de cuidar da prevenção da saúde delas. O primeiro marco foi a entrega da UTI em apenas 100 dias de gestão. Essa Conferência é mais um passo na direção da participação popular no Governo”, finalizou, ressaltando outros investimentos no saneamento básico, esporte, Comunidades Tradicionais e etc.

Depois da cerimônia de abertura foi realizada a palestra “Gestão e Modelos de Atenção”, ministrada por Gastão Wagner.

Para os interessados, as inscrições podem ser feitas no site http://conferenciamunicipaldesaude.ilhabela.sp.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas