Ilhabela continua com a formação “A música e o folclore na Educação Infantil”





Curso também é ministrado para professores das comunidades tradicionais

“Como pode um peixe vivo, viver fora da água fria?”. Esta, entre muitas outras canções folclóricas, está na cabeça e na voz dos professores e auxiliares de primeira infância, da rede municipal de Ilhabela. A equipe participa da formação “A música e o folclore na Educação Infantil”, promovida pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação.

O objetivo da capacitação é fazer com que os educadores vivenciem, sintam e se apropriem dessas ferramentas valiosas no processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. “Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças, além de ser uma grande aliada no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a aprendizagem escolar”, explicou a secretária da pasta, Yeda Lopes, acrescentando que a formação em música acontecerá durante todo este ano letivo.

O projeto é bem recebido por todas as escolas, inclusive, é ministrado para os professores que lecionam nas escolas das comunidades tradicionais. Na semana passada, educadoras de Ubatuba estiveram no arquipélago para conhecer de perto as boas práticas da Educação Infantil de Ilhabela, entre elas a formação musical. “Ouvir música, aprender uma canção e brincar de roda são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de proporcionar a vivência de elementos dessa linguagem”, explicou a professora e diretora pedagógica, Maria Terezinha Dias Souza.

Este ano de forma inédita, os professores e auxiliares de primeira infância, que participam da formação “A música e o folclore na Educação Infantil”, ministrada pelo professor Max Douglas Vieira, realizaram a abertura do Festifan. A apresentação foi ovacionada pelo público e pelas autoridades presentes.

As formações têm acontecido de forma constante em todos os setores da atual Administração. “Capacitar nossos servidores é um dos itens que compõe o nosso Plano de Governo. Com nossos colaboradores capacitados, oferecemos um melhor atendimento para a população de Ilhabela, não só na Educação, como em todas as pastas. Os servidores que participam das formações se sentem mais valorizados e motivados”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

A relevância da inserção musical na Educação Infantil também está fundamentada na própria Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (Lei no 9394/96).

A legislação afirma que a finalidade da Educação Infantil está relacionada ao desenvolvimento integral da criança. Neste caso, a música assume um papel fundamental no processo de desenvolvimento infantil em seus vários aspectos.



Cronograma

Setembro

Dia 24 | E.M. Terezinha de Jesus Ferreira

Dia 25 | E.M. Carolina de Moraes

Dia 26 | E.M. Maria Leonor

Dia 27 | E.M. Natã Ugo

Dia 28 | E.M. Maria Aparecida Braga Roman

Dia 28 | E.M. Nilce Signorini

Comentários

Postagens mais visitadas