Profissionais da Secretaria de Educação de Ilhabela recebem certificação do curso de primeiros socorros

Curso foi ministrado para auxiliares de primeira infância, monitores, professores e colaboradores das creches, escolas de ensino infantil e ensino fundamental

Mais uma formação ofertada pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação é concluída pelos auxiliares de primeira infância, monitores, professores e colaboradores das creches e escolas de Ensino Infantil e Fundamental. Os profissionais que participaram do curso “Suporte Básico da Vida – Primeiros Socorros” recebem neste sábado (22), às 9h, na quadra do PEII da Barra Velha, a certificação de conclusão do curso.

O curso é mais uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde. “Oriento sempre aos meus secretários, que trabalhem juntos, promovendo ações que beneficiem a nossa população e os nossos servidores”, declarou o prefeito, Márcio Tenório.

As aulas com duração de 8h foram assistidas por cerca de 380 profissionais da Secretaria de Educação e foram ministradas pelos agentes do Samu. “Fizemos uma pesquisa entre os profissionais de Educação Infantil para saber de suas necessidades diante de suas funções nas unidades escolares, e a maioria sugeriu o tema: Primeiros Socorros. As crianças são imprevisíveis em qualquer ambiente; em casa ou na escola todo cuidado é pouco para mantê-las seguras, e saber o que fazer na hora de um acidente é primordial para sua vida. Entendendo a importância dessa formação, estendemos para os monitores que atendem os alunos do Ensino Fundamental e para outros funcionários, que tem contato diário com nossos alunos”, disse a secretária de Educação, Yeda Lopes.

Além dos profissionais da educação, três funcionárias do “Projeto Viva Vida” realizaram o curso. Todos os envolvidos receberam orientações teóricas e práticas sobre os primeiros socorros, que é a atenção imediata à uma pessoa cujo estado físico põe em risco a sua vida, visando manter suas funções vitais e evitar o agravamento das lesões até se obter assistência qualificada.

O principal objetivo da formação, é que os profissionais saibam lidar com eficiência e iniciativa em situações que coloquem em risco as crianças. “Embora a formação em primeiros socorros ou a presença de um profissional de saúde não seja obrigatória nas escolas do nosso País, sabemos a importância e a relevância do conhecimento sobre as esses itens e da prevenção de acidentes no ambiente escolar. Às vezes uma simples manobra bem executada pode salvar a vida de uma de nossas crianças”, finalizou a diretora pedagógica do Ensino Infantil, Terezinha Dias Souza.

Comentários

Postagens mais visitadas