Profissionais da Secretaria de Educação de Ilhabela recebem certificação do curso de primeiros socorros



Profissionais da Secretaria de Educação de Ilhabela recebem certificação do curso de primeiros socorros

Curso foi ministrado para auxiliares de primeira infância, monitores, professores e colaboradores das creches, escolas de ensino infantil e ensino fundamental

Mais uma formação ofertada pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação é concluída pelos auxiliares de primeira infância, monitores, professores e colaboradores das creches e escolas de Ensino Infantil e Fundamental. Os profissionais que participaram do curso “Suporte Básico da Vida – Primeiros Socorros” recebem neste sábado (22), às 9h, na quadra do PEII da Barra Velha, a certificação de conclusão do curso.

O curso é mais uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde. “Oriento sempre aos meus secretários, que trabalhem juntos, promovendo ações que beneficiem a nossa população e os nossos servidores”, declarou o prefeito, Márcio Tenório.

As aulas com duração de 8h foram assistidas por cerca de 380 profissionais da Secretaria de Educação e foram ministradas pelos agentes do Samu. “Fizemos uma pesquisa entre os profissionais de Educação Infantil para saber de suas necessidades diante de suas funções nas unidades escolares, e a maioria sugeriu o tema: Primeiros Socorros. As crianças são imprevisíveis em qualquer ambiente; em casa ou na escola todo cuidado é pouco para mantê-las seguras, e saber o que fazer na hora de um acidente é primordial para sua vida. Entendendo a importância dessa formação, estendemos para os monitores que atendem os alunos do Ensino Fundamental e para outros funcionários, que tem contato diário com nossos alunos”, disse a secretária de Educação, Yeda Lopes.

Além dos profissionais da educação, três funcionárias do “Projeto Viva Vida” realizaram o curso. Todos os envolvidos receberam orientações teóricas e práticas sobre os primeiros socorros, que é a atenção imediata à uma pessoa cujo estado físico põe em risco a sua vida, visando manter suas funções vitais e evitar o agravamento das lesões até se obter assistência qualificada.

O principal objetivo da formação, é que os profissionais saibam lidar com eficiência e iniciativa em situações que coloquem em risco as crianças. “Embora a formação em primeiros socorros ou a presença de um profissional de saúde não seja obrigatória nas escolas do nosso País, sabemos a importância e a relevância do conhecimento sobre as esses itens e da prevenção de acidentes no ambiente escolar. Às vezes uma simples manobra bem executada pode salvar a vida de uma de nossas crianças”, finalizou a diretora pedagógica do Ensino Infantil, Terezinha Dias Souza.

Comentários

Postagens mais visitadas