Transporte Público de Ilhabela tem sistema de reconhecimento facial



Imagem: Divulgação





Em funcionamento há pouco mais de uma semana, o sistema de reconhecimento facial já identificou e bloqueou os cartões de 37 estudantes, 6 portadores de necessidades especiais e 14 idosos por uso indevido



Para aprimorar a segurança e o conforto, bem como garantir a confiabilidade dos usuários no sistema de transporte coletivo de passageiros em Ilhabela, a Expresso Fênix anunciou a implantação do “Sistema de Biometria Facial”, que fará o reconhecimento dos passageiros e evitará fraudes à bilhetagem eletrônica (já em operação).



O diretor da empresa, Victor Hugo Chedid, explicou a iniciativa. “Com fundamento na aplicação deste sistema, a expectativa é de que as fraudes diminuam consideravelmente, na mesma proporção dos prejuízos atualmente provocados por aqueles que não deveriam se utilizar de bilhetes eletrônicos específicos, como os destinados a idosos e portadores de necessidades especiais”.



A empresa afirma que a tecnologia pode registrar até 100 imagens faciais em poucos segundos. Os investimentos já estão sendo realizados e, nas próximas semanas, estarão disponíveis para a população. “O sistema de biometria facial fará o registro do usuário e sua identificação ao embarcar nos ônibus. Caso haja alguma inconsistência, a empresa fará a análise e, havendo irregularidade, o bilhete eletrônico poderá ser bloqueado e o usuário será comunicado”, afirmou o diretor operacional da Fênix, Romildo Genghini.



De acordo com o prefeito Márcio Tenório, Ilhabela está utilizando a tecnologia para melhorar a vida dos usuários do transporte público. “Nós já implantamos o aplicativo e os painéis nos pontos de ônibus para dar mais comodidade aos usuários e agora é a vez de garantirmos mais segurança do uso do cartão cidadão”.



Nova ferramenta

O sistema de Reconhecimento Facial é uma ferramenta utilizada para garantir que os usuários que possuem algum tipo de benefício, como a gratuidade, não façam o uso indevido do cartão, o que acaba acarretando na evasão de receita do operador de transporte.



O seu funcionamento acontece a partir de câmeras que são ligadas aos validadores. Os usuários são fotografados ao utilizarem o sistema e as imagens enviadas para um servidor, onde é feita a verificação, sempre considerando a imagem no cadastro do proprietário do cartão.



O objetivo principal é comparar as fotos capturadas no acesso realizado por usuários com benefício de meia passagem (estudantes) e gratuidades (PNE’s e idosos). Esta comparação permite identificar se o cartão com benefício foi utilizado pelo usuário cadastrado ou não.



O sistema “Biometria Facial” realiza coletas diariamente. Vale ressaltar que a biometria verifica apenas acessos com algum tipo de benefício, como idosos, PNE, PNE com acompanhante e estudantes. No caso dos estudantes, é verificado apenas o acesso de meia tarifa. Caso o usuário tenha Crédito Comum ou Vale Transporte no cartão de Estudante, as fotos não são capturadas.



Como penalidade para os usuários que utilizarem o benefício indevidamente, os cartões serão bloqueados e o usuário real do benefício deverá comparecer à sede do escritório da Fênix.

Comentários

Postagens mais visitadas