Educação de Ilhabela realiza diversas formações na recepção dos professores para o segundo semestre















Fotos: Divulgação/PMI



Formações descentralizadas e por atuação contemplaram o magistério municipal

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação realizou na terça-feira (23), a recepção dos professores da rede municipal de ensino, dessa vez de forma descentralizada e por atuação com diversas formações.

O primeiro evento aconteceu no auditório do Paço Municipal, com uma palestra com o tema “Indisciplina” ministrada pelo professor Celso Vasconcellos e contemplou os docentes de inglês do ensino infantil, EJA e fundamental I e II, entre eles a professora Márcia Crellin. “Respondeu aos anseios que todos nós, professores temos. Ao trabalhar conceitos, abrir diálogo sobre as causas e o nosso papel como agentes transformadores, fomentou uma autorreflexão construtiva, além de abrir um campo de possibilidades e motivação para este início de semestre. ”

A secretária de Educação, Edina Paula Roma Teixeira espera que o retorno à sala de aula seja um momento de troca entre os docentes e alunos. “Espero um retorno com a expectativa de muito compromisso por parte dos professores e que recebam com alegria, acolhimento e muito carinho os nossos alunos”, declarou.

Além disso a secretária salienta como será a sua gestão frente à pasta. “Iremos desenvolver um trabalho coeso, junto aos diretores, funcionários, professores e toda a secretaria, para garantirmos uma educação de qualidade aos nossos alunos. Manteremos o foco no Saresp e no Ideb, a prefeita Gracinha nos orientou a fazer uma educação baseada no compromisso com cada uma de nossas crianças”.

Outra importante formação foi realizada com os professores da educação especial: Transtorno do Espectro Autista. “O curso oportunizou a discussão em cima de como Identificar sinais de autismo; como é o processo de ensinar e de aprender para alunos com autismo, as causas, sintomas do autismo, algumas orientações, intervenções e conceitos, bem como adaptação curricular para o trabalho com crianças autistas. Participaram também, estagiários, coordenadores e diretores de escolas, num total de mais de 50 profissionais”, disse a diretora do Capi (Centro de Apoio Pedagógico de Ilhabela), Valéria Lorena Lazzaro.

Entre os diretores que participaram, Valdirene Aparecida da Silva Dionísio da E.M. Professora Ophélia Reale Montanhese, salientou a importância da ação. “Este mini- curso " TEA" contribuiu muito, pois pude aprimorar um pouco mais meus conhecimentos, assim como direcionar melhor a equipe escolar no atendimento ao aluno autista. O estudo do tema reafirma a necessidade que todos compreendam e aceitem a diversidade, podendo contribuir na construção de uma escola verdadeiramente inclusiva”.

Ao longo do dia outras formações como a oficina em circo foram ministradas. – “Uma ótima oportunidade para vivenciar atividades circenses, reciclando e aprendendo coisas novas para adaptarmos e aplicarmos com nossos alunos”, finalizou a professora de educação física, Raquel Buzioli.

Já os professores de Língua Portuguesa, foram contemplados com a uma palestra ministrada pelo professor Sírio Possenti, que tratou de questões fundamentais a respeito do ensino de Língua Portuguesa nas escolas sob a ótica dos estudos da linguística. “Possenti é referência na área, tendo muito a contribuir na formação continuada dos nossos professores”, finalizou o coordenador pedagógico Luiz Gustavo Mubarack.

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