Entrega oficial do mirante “Amanda Almeida” será nesta sexta-feira Luau Cultural fará parte da programação




Fotos: Ronald Kraag






“Amanda de Almeida”, é nome do mirante do Piúva, na região Sul, que será entregue oficialmente nesta sexta-feira (26) a partir das 17h, uma homenagem à uma jovem caiçara apaixonada pela vida, pela família e amigos, que deixou saudades em todos.

O mirante tem o propósito de fazer com que o arquipélago de Ilhabela, seja levado para todos os cantos, não só nas fotos, mas na memória dos visitantes. Por que além de gerar mídia espontânea para Ilhabela, se torna mais um cartão postal. “Muitas pessoas já passam por ali, e registram fotos lindas, com uma bela paisagem. Esse mirante é especial não só para nós moradores, turistas e veranistas, mas para a família da Amanda que a perdeu tão precocemente, mas que estará eternizada neste local, tão festivo como a vida que ela viveu. ”

O local também conta com iluminação cenográfica de impacto e paisagismo complementar. O espaço pode ser admirado de lugares variados, inclusive por passageiros durante a travessia São Sebastião-Ilhabela. Além disso, tem guarda corpo translúcido, uma plataforma com deck em balanço de formato triangular de 20x14m. Apoiado em estrutura metálica galvanizada e deck de madeira reciclada sob a encosta, a plataforma com o logo “Ilhabela”, tem dimensões de 12,75m de comprimento, 0,30cm de largura e 1,78m de altura.

E para complementar o ambiente, será entregue o estacionamento de apoio ao mirante, com 21 vagas, que atenderá a demanda de visitação ao espaço, que já é ponto turístico e hoje conta com um grande diferencial que agrega mais ao potencial do local.

A cerimônia contará também com o “Luau Cultural”,
promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e a Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci). O Luau Cultural é sucesso garantido, do Norte ao Sul, da cidade, e levará ao palco as apresentações acústicas dos artistas locais Lele & Pedro e grupo Tirando Onda.

Homenageada

Nascida em Ilhabela no dia 23 de março de 1996, filha de Bernadete de Lourdes Ribeiro e Caetano de Almeida, Amanda é a irmã caçula de Flávia, Daniela, Caetano Junior e Pedro Paulo, com quem dividiu travessuras de uma infância abundante e feliz pelas ruas da Ilha, construindo mais do que laços de sangue e cumplicidade inerentes aos irmãos.

Renato Russo dizia que “saudade é o que fica daquilo que não ficou”. Essa é uma das frases do perfil de Amanda de Almeida no Facebook; a jovem do sorriso cativante que dividiu sua alegria e intensidade por 17 anos com os moradores de Ilhabela, em especial com muitas outras pessoas que tiveram a dádiva de conhecê-la.

O jeito moleca, aliado ao sorriso extraordinário e uma imensa simpatia, fez de Amanda uma garota apaixonante, repleta de amigos e admiradores. Cursou o Ensino Fundamental na E. M. Anna Leite Julião Torres, na Praia Grande, e o Ensino Médio na E. E. Professora Maria Gemma, na Barra Velha, onde atuou em diversos projetos.

Apaixonada pela vida, pelos amigos, e pelo seu time do coração, o Corinthians, Amanda tinha o sonho de cursar Arquitetura e Urbanismo, mas precisou desempenhar seus préstimos ao lado de Deus, partindo precocemente no dia 3 de novembro de 2013, em consequência de um acidente de moto próximo ao local onde foi construído o mirante.

De acordo com familiares e amigos de Amanda, ela estará sempre presente nas lembranças que deixou. Eles destacam: “é preciso amar mais, ouvir mais, abraçar mais e, sobretudo, ‘não morrer de medo, pois a vida acaba muito cedo’”. Essa também era uma das frases que giravam em torno da vida de Amanda de Almeida.



Comentários

Postagens mais visitadas