Ilhabela inova na 6ª edição do Festival Música nas Escolas




Fotos: Vitor Souza / PMI





Interpretes de Libras traduziram de forma simultânea o evento



O Centro Cultural Baía de Vermelhos, no extremo Sul da Ilha, foi palco de mais uma edição do Festival Música na Escola. O evento foi realizado no sábado (23), pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, que inovou e cumpriu seu papel com a inclusão de interpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e com o protagonismo não só dos finalistas, mas também com uma “mestra de cerimonias” mirim.

Este ano, aproximadamente 250 músicas foram inscritas, por alunos do ensino fundamental I e II (de 6 a 14 anos), que são acompanhados por cerca de 20 professores de arte, equipes escolares e padrinhos. “Estamos muito felizes em apresentar todo o trabalho de música desenvolvido nas escolas. A música toca o coração e faz a diferença no dia a dia das nossas crianças”, declarou a secretária interina de Educação, Maria Terezinha Dias Souza.

Na cerimônia de abertura e em diversos momentos das apresentações, os professores intérpretes de Libras, Alan, Alberth, Bianca, Renata e Hellen, se revezavam na tradução simultânea em Libras promovendo a acessibilidade do aluno Apolo dia Santos Maia, que participou ativamente do evento, enquanto sua inclusão efetiva acontecia." Queremos promover a inclusão, de fato e de direito a todos os nossos alunos, acreditamos que nos próximos eventos, todos possam participar das atividades, como o aluno Apólo, da escola Eva Esperança, que fez uso da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para transmitir a canção de sua escola”, explicou a secretária adjunta de Educação, Vilma Barreto.

As apresentações tiveram início com a participação dos alunos do PEII do Itaquanduba, que compuseram o hino da unidade, com valores e sentimentos, que fazem parte do dia a dia do projeto. Em seguida, aluna Raissa Nascimento, da E.M. José Benedito de Moraes, conduziu com doçura e graça as apresentações dos finalistas, acompanhado do professor Irineu Rodrigues. “O Festival de Música é um grande momento para os alunos, se existe alguma coisa melhor do que o protagonismo deles traduzido em música eu nunca vi. Mais um dia para ficar guardado na memória e no coração. Agradeço ao empenho de todas as crianças, padrinhos, os músicos, jurados e a equipe da Secretaria de Educação”, destacou a coordenadora pedagógica Andrea Battesine.

O evento foi prestigiado pela secretária interina de Educação, Maria Terezinha Dias Souza; a adjunta Vilma Barreto; coordenadores, diretores e equipe técnica da pasta; secretária de Cultura Esméria Regina, que representou a prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha; vereador Valdir Veríssimo; alunos, pais e familiares.


Sobre o Festival Música na Escola

Os objetivos do projeto são diversos, entre eles está o de proporcionar um espaço para que crianças, adolescentes e jovens expressem seus sentimentos por meio da melodia, mostrem o seu trabalho e conheçam o de seus colegas; desenvolvam a criatividade, a sensibilidade e a integração escola-família e comunidade. O trabalho utiliza a música como elemento pacificador; amplia o universo cultural, social e artístico de nossas crianças, abrindo espaço para o florescimento de novos talentos; desperta o protagonismo juvenil, o sentimento de pertencimento, o desafio e a integração com as demais linguagens e o respeito às diferenças.

Confira os ganhadores



Afinação:

- E.M. Waldemar Belizário

Música: Eu descobri

- E.M. Eurípides da Silva Ferreira

Música: Seguir em Frente



Letra:

- E.M. Mércia do Nascimento Dias

Música: Só Curtindo a Vida

- E.M. Ophelia Reale Montanhesi

Música: Histórias de Régis



Crítica Social:

- E.M. Paulo Renato Costa Souza

Música: Rap das minas



Instrumentista:

- E.M. Prof.ª Dr. ª Ruth Correa Leite Cardoso

Música: Por que morreu na cruz, por mim

- E.M. Paulo Renato Costa Souza

Música: Meu sonho



Interpretação:

- E.M. Anna Leite Julião Torres

Música: Família

- E.M. José Antônio Verzegnazzi

Música: Criancices



Inovação:

- E.M. Eva Esperança Silva

Música: Parem de julgar

- E.M. Leonardo Reale

Música: Ser criança



Grupo:

- E.M. Leonardo Reale

Música: O celular não deixa

- E.M. José Benedito de Moraes

Música: Não é ouro, não é prata



Melodia:

- E.M. Maria Thereza de Freitas Vidal

Música: Minha Flor Amarela



Criatividade:

- E.M. Mércia do Nascimento Dias

Música: O celular não deixa



Ritmo:

E.M. Sebastião Leite da Silva

Música: Um dia na praia



Música HIT:

- E.M. Altamira de Castro Vieira Colucci

Música: Nós Mudamos



Performance:

- E.M. Dercy Andrade de Castro

Música: Fora Bullying

Comentários

Postagens mais visitadas