Prefeita Gracinha entrega oito unidades de habitação unifamiliar na Barra Velha



Legenda: Casas são modernas e têm dormitórios, cozinha, sala de estar/jantar, banheiro e área de serviço.










As casas são parte do maior programa de regularização fundiária da história de Ilhabela, que regularizará 15 núcleos e beneficiará duas mil famílias e 10 mil pessoas







A prefeita de Ilhabela, Maria da Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, entregou nesta sexta-feira (27) oito unidades de habitação unifamiliar na rua Maria das Dores Rocha Peres, no bairro Barra Velha. Esses imóveis fazem parte do maior programa de regularização fundiária da história de Ilhabela, lançado em 2017 para regularizar 15 núcleos, beneficiar duas mil famílias e 10 mil pessoas.



Antes de entregar as chaves, a prefeita assinou, junto aos moradores, o Termo de concessão de uso das unidades habitacionais, uma vez que as casas foram construídas para atender processo de reintegração de posse determinada pela Justiça.



As novas residências são modernas e completas, tem dois dormitórios, cozinha, sala de estar/jantar, banheiro e área de serviço, água de reuso e energia fotovoltaica. Foram construídas para realocar moradores da rua Mato Grosso, no mesmo bairro, em atendimento à ordem judicial.



As casas foram entregues às famílias de: Naiara Nascimento Trindade, Débora Marques Trindade, Elenildo Oliveira de Jesus, Júlia Natali Nascimento Trindade, Valdeci Leite Siqueira, Irene Maria Gonçalves dos Santos, Bismark Dantas da Silva e José Ancelmo da Silva Neto.



Os moradores Valdeci Leite e José Ancelmo falaram sobre as novas moradias, entregue pela prefeita por concessão de uso às pessoas que habitavam casas erguidas em área pública da Rua Mato Grosso, localizada próxima da balsa. “Reconhecemos que não foi fácil, porque envolveu o andamento legal na prefeitura, a ordem da Justiça, e tudo mais, mas o importante é que conquistamos essa vitória”. Disse Valdeci.



Ancelmo, conhecido como “Zinho”, destacou a qualidade de vida. “É grande a diferença de onde morávamos com esse novo local. Teremos ótimas condições de habitação”.



Gracinha Ferreira falou que está muito contente com os avanços obtidos nos últimos meses na área habitacional. “Estou muito feliz porque hoje entregamos as oito casas e há seis dias entregamos 68 documentos de legitimação do primeiro (Bexiga, sul da ilha) de 15 núcleos de regularização fundiária. Essas duas iniciativas representam mais qualidade de vida para a nossa população e a solução de problemas que se arrastam há décadas”, enfatizou a prefeita, parabenizando os secretários e servidores que trabalharam para tornar essas metas possíveis.



A prefeita também pediu que os moradores cuidem das novas moradias. “Precisamos da ajuda de vocês para manter tudo conservado. Desejo que sejam muito felizes em seus novos lares. As famílias merecem essa obra de qualidade”, conclui Gracinha.



Rogério De Lucca, secretário de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, mencionou a dificuldade enfrentada para construção no íngreme terreno, parabenizou os funcionários da prefeitura e a empresa envolvidos no trabalho e desejou felicidade aos contemplados. “Ano novo, vida nova. Sejam felizes”.



O secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Luiz Antônio dos Santos, o Luiz Lobo, destacou a importância desse dia para os moradores e prefeitura; parabenizou a equipe de Obras pelo trabalho e os moradores pela conquista. “Façam bom proveito e sejam felizes nesses imóveis”.



Além da prefeita, Gracinha Ferreira, Rogério De Lucca e Luiz Lobo, participaram da entrega dos documentos: Edvaldo Anízio (secretário de Administração), Fernando Crésio (Gestão Financeira), Beto de Mazinho (Esportes), Carlos Augusto de Souza, o Gordo (secretário adjunto de Planejamento Urbano, Obras e Habitação), Esméria Regina (Secretária de Cultura), Salete Magalhães (Meio Ambiente), Gustavo Barboni (secretário adjunto de Saúde), Mônica Gomes (Presidente do Fundo Social de Solidariedade) e os vereadores Gabriel Rocha, Mateus Pestana e Anísio Oliveira.







Bexiga



No dia 22 de dezembro desse ano, a prefeitura deu um grande passo no maior programa de regularização fundiária da história da cidade, quando a prefeita Gracinha Ferreira entregou à população do núcleo Bexiga, sul da ilha, os 68 carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e documentos de legitimação que asseguram a propriedade aos moradores.



O Bexiga é um dos 15 núcleos contemplados pelo programa, que beneficiará duas mil famílias e aproximadamente 10 mil pessoas. Esse núcleo foi o primeiro a receber documentos do maior programa de regularização fundiária da história do município.



Os moradores comemoraram e agradeceram o fato do bairro ser o primeiro do programa a avançar ao ponto da entrega dos documentos. “Há 17 anos estava esperando e graças a DEUS saiu essa documentação para todos os moradores, que agora vão poder construir e receber energia elétrica, água, calçamento e outras benfeitorias públicas. Usávamos água da cachoeira. Agora vamos poder receber creche, UBS e outras benfeitorias públicas”. Disse Eva Maria dos Santos.



Além do Bexiga, a prefeitura avança com a regularização fundiária em outros 14 núcleos, que em 2020 também deverão receber IPTUs e legitimação. São eles: Roda Monte, Portinho (ambos no sul da ilha), Santa Catarina, Santa Terezinha, Camarão, Cobata, Senzala, Buraco do Morcego, Reino, Green Park e Engenho Novo, Costa Bela, Morro dos Mineiros e Cantagalo.



O grande programa de regularização foi lançado em 2017 com o objetivo de levar os serviços essenciais, como rede coletora de esgoto e água encanada, etc, às localidades sem infraestrutura e serviços.



Nas últimas décadas o arquipélago não recebeu grandes investimentos para combater o crescimento desordenado e por isso a população mais que duplicou em apenas quinze anos. Na ilha, os núcleos contemplados com a regularização representam algo em torno de 30% da área ocupada.



















Camila Migliorini
Supervisora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Ilhabela

Comentários

Postagens mais visitadas