Prefeitura de Ilhabela entrega “Casa Caiçara” na Ilha de Búzios



Fotos: Divulgação/PMI









A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, realizou no sábado (21), com os representantes da Comissão Técnica das Comunidades Tradicionais (CTCT), a entrega da segunda casa do programa “Casa Caiçara” na Ilha de Búzios.



O programa “Casa Caiçara” prevê a execução global da obra, com fornecimento de material, equipamentos e mão de obra, de acordo com projeto arquitetônico fornecido e em acordo com a legislação específica sobre Habitação Social nas Comunidades.



As cinco primeiras construções serão na comunidade do Saco do Sombrio, Ilha de Búzios (duas), e Ilha de Vitória (duas). São dois projetos de casas, um com dois quartos e 49m² de área construída e outro com um quarto e 33,5m², caso da residência do Sombrio. Além das cinco primeiras casas, outro lote de 20 moradias já está sendo analisado para atendimento pela CTCT.



O projeto respeita a tipologia da Casa Caiçara encontrada nas Comunidades Tradicionais, com conceitos de sustentabilidade, conforto térmico e acústico. Os princípios de maior peso a serem observados são a utilização de materiais sustentáveis e com potencial reciclado. Serão utilizadas estrutura em eucalipto tratado, alvenaria em tijolo de solocimento, reboco de solocimento, esquadrias de madeira certificada, telhas cerâmicas colonial, energia elétrica por painéis fotovoltaicos, tratamento de esgoto por biodigestor, eficiência energética para todos os motores e equipamentos a serem instalados nas edificações.



Participaram da entrega da casa, a Mônica Gomes (Presidente do Fundo Social de Solidariedade) e o Secretário de Administração, Edvaldo Anízio da Silva.







CTCT







A CTCT é composta por técnicos representantes de diversas secretarias municipais, e tem o objetivo de desenvolver o planejamento e execução de projetos de melhorias físicas nas 18 Comunidades Tradicionais do município. As equipes se deslocarão frequentemente às Comunidades para levantamento e verificação das necessidades de melhorias, além de promover reuniões com as Comunidades para acompanhamento das obras e da pós-ocupação.























Camila Migliorini
Supervisora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Ilhabela

Comentários

Postagens mais visitadas