Ilhabela participa do segundo ano de formação do projeto "Pequenos Leitores"
Fotos: Divulgação / PMI
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, em apoio ao CEDAC (Cursos Profissionalizantes e Supletivo) iniciou nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2020, o projeto "Pequenos Leitores" com os professores, diretores e coordenadores da Educação Infantil o segundo ano de formação.
O projeto “Pequenos Leitores” surgiu com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento e equidade das práticas de leitura literária nas escolas de Educação Infantil, aliado a formação continuada de professores neste segmento.
Segundo a formadora Ana Carolina Carvalho, este é o momento de aprofundar os conhecimentos da equipe nessa área. "A semana de repactuação é um momento importante para o projeto “Pequenos Leitores”, pois compartilhamos os conhecimentos construídos ao longo do primeiro ano de formação e a partir dessas aprendizagens, definimos os rumos do segundo ano. Em todos os grupos, observamos as importantes conquistas no sentido de garantir o direito à literatura para as crianças de 3 a 5 anos. E vamos além neste ano, buscando solidificar, aprofundar e garantir as condições para um trabalho de qualidade com a leitura literária em todas as escolas e creches participantes do projeto".
O município, no ano passado foi um dos selecionados para receber a 4ª edição do projeto, uma parceria da FTD Educação e pela Comunidade Educativa Cedac. A seleção foi feita por uma Comissão composta pela editora FTD, membros do Cedac (Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária), Fundação SM e Escola da Vila. Agora segue um cronograma para concretizar a formação em 2020.
A formação terá duração de dois anos e após o curso espera-se a mudança de concepção e prática dos educadores a leitura na educação infantil, como o entendimento da importância da leitura para as crianças, qualificação da leitura e a garantia da leitura nas escolas.
Sobre o projeto “Pequenos Leitores”
Pequenos Leitores é direcionado à formação de educadores que atuam na Educação Infantil com crianças de três a cinco anos, com o objetivo de contribuir com as escolas da rede municipal na ampliação da compreensão sobre sua função na formação de leitores e na promoção da leitura de qualidade na rotina das crianças dessa faixa etária.
Lançado em 2013, o projeto gratuito já passou por cinco municípios do Estado de São Paulo e impactou cerca de dez mil crianças, professores e gestores de escolas públicas.
Ao longo de dois anos serão desenvolvidas, em Ilhabela, ações de formação, por meio de encontros presenciais e acompanhamentos a distância. A inciativa é destinada à equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, aos diretores escolares, aos coordenadores pedagógicos e aos professores de Educação Infantil.
Todas as atividades do projeto giram em torno dos livros infantis, da importância da leitura no desenvolvimento da criança, dos planos de leitura em sala de aula e das medidas a serem tomadas nas escolas, e no município como um todo, com vistas à efetivação da leitura literária como um direito de todas as crianças. Além da formação, as escolas recebem acervos de livros criteriosamente selecionados e analisados para o uso com as crianças em sala de aula.
Camila Migliorini
Supervisora de Imprensa
Comentários
Postar um comentário