Prefeitura de Ilhabela e Sabesp se reúnem com Ministério Público para falar sobre andamento dos projetos de saneamento



Foto: Karol Assunção / PMI




A Prefeitura de Ilhabela foi representada pela secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, e pelo funcionário da pasta, Ronaldo Monteiro, durante reunião com o promotor Tadeu Badaró, no Ministério Público, para discutir o processo de contratualização da prestação de serviços de saneamento básico pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), na semana passada.

Na referida ocasião, a Sabesp foi representada por Rui Cesar Bueno e Adilson Gambini. Antônio Marcos Silva também esteve presente pela Casa de Leis ilhéu.

Entre os assuntos discutidos, destacam-se a realização de investimentos, tanto do município, quanto da Sabesp; gestão do saneamento; ações para efetivar as ligações de esgoto onde há rede coletora; ações preventivas e de responsabilidade quando da detecção de irregularidades e casos de lançamento irregular de esgoto e outros.

Maria Salete e Monteiro informaram os presentes sobre os investimentos que estão sendo feitos com recursos da municipalidade, como por exemplo o Sistema de Esgotamento Sanitário do Portinho e da Feiticeira, as redes coletoras de esgoto do Sistema da Praia Grande e Curral e a implantação do reservatório de água na região do Bexiga (Sistema Pombo). A Sabesp participa dos projetos por meio de apoio técnico e consultoria.

A companhia informou ainda que, na proposta apresentada para a atualização do Plano de Saneamento, os principais investimentos serão priorizados para os primeiros seis anos de vigor do contrato, previsto para um período de 30 anos.

O encontro foi encerrado com a decisão que os aspectos ligados ao contrato devem passar por amplo debate, como ocorreu na primeira audiência pública sobre o novo contrato de prestação de serviços de saneamento básico do arquipélago com a Sabesp, realizada no início do mês. A segunda audiência será realizada na próxima segunda-feira (2), às 18h, no auditório do Paço Municipal, no Perequê, para, além de debater, dar as devidas devolutivas às contribuições enviadas por meio de consulta pública.





Camila Migliorini

Supervisora de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas