Prefeitura de Ilhabela realiza obras nas comunidades tradicionais
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, vem realizando diversas obras nas comunidades tradicionais.
A Secretaria de Obras vem realizando melhorias nas comunidades tradicionais, para melhor atender os moradores das regiões mais afastadas do arquipélago, alguns reparos já foram concluídos e outros seguem em progresso.
A Prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, ressalta que os moradores das comunidades precisam de todo a assistência e atenção possível. “Esses munícipes merecem e têm o direito a todas essas melhorias, ainda temos muito trabalho pela frente e sabendo da importância de manter as tradições, estamos trabalhando arduamente e continuamente para proporcionar qualidade de vida a esses moradores, auxiliados com todo o suporte que a secretaria pode proporcionar”. Completou a Prefeita.
O presidente da Comissão Técnica das Comunidades Tradicionais, CTCT, Júlio Secco, ressalta que “são melhorias solicitadas há muito tempo pelas comunidades tradicionais e todas as obras e intervenções nas comunidades incorporam os princípios de sustentabilidade”.
Na comunidade dos Castelhanos foi finalizada a construção do estacionamento localizado na Estrada Parque dos Castelhanos, que é uma via de mão dupla entre a regiões urbana e florestal do município, facilitando a organização e distribuição de visitantes.
Na comunidade da Praia do Bonete será instalada também uma turbina d’água, para gerar melhorias no sistema de energia elétrica com a substituição da turbina hidráulica e gerador que antes haviam na comunidade; o posto de saúde está em processo de construção e a quadra do povoado está sendo reformada e readaptada para a modalidade esportiva, recebendo cobertura e equipamentos para as atividades de desporte.
Na Praia Mansa foi finalizada a reforma e ampliação da E.M. Prof. Joao Antônio Cesar e a construção da passarela que faz conexão até a Praia Vermelha. A secretaria está dando continuidade à manutenção, acesso e execução de escadas, rampas e passarelas no local.
Já na Ilha de Vitória, os alunos contaram com uma escola reformada e ampliada para estudar no próximo ano. Estão em processo de construção duas unidades da “Casa Caiçara”, 18 módulos sanitários cada um possuindo banheiro, lavanderia e pia de cozinha, que serão instalados em todas as moradias, em conjunto com o acabamento e manutenção dos acessos de escadarias e passarelas na unidade.
Serão instalados 13 postos para a coleta pública de óleo em algumas comunidades tradicionais do arquipélago, com a função de armazenar óleo de cozinha utilizado pelos moradores, que depois da recolha será reciclado e redirecionado pela secretaria do Meio Ambiente.
Na comunidade tradicional da Serraria, uma praça e um deck foram construídos para proporcionar momentos de lazer para os moradores locais. Nas Praia da Fome e nas comunidades tradicionais do Canto da Lagoa e Figueira, estão sendo construídas as passarelas de acesso.
Na Ilha de Búzios está sendo edificada uma nova escola para a comunidade tradicional do Porto do Meio. A Ilhota também está em progresso com a recuperação estrutural de píeres, instalação de flutuantes e passarelas retrateis na Ilha de Vitória.
Com um incentivo ao esporte, as quadras das comunidades das Ilhas de Búzios e Serraria estão em processo de revitalização.
Comentários
Postar um comentário