Projeto “Pipas sim, Cerol não” é apresentado aos alunos da Guarda Mirim

Nesta semana, a GMM (Guarda Mirim Municipal) de São Sebastião, desenvolveu junto com a GCM (Guarda Civil Municipal), a campanha “Pipas sim, cerol não”. Os aspirantes, depois de assistirem a um vídeo educativo foram à Praia Grande, na região central da cidade, onde acompanhados por integrantes da Guarda Mirim entregaram panfletos e orientaram banhistas de todas as idades.
Para Ailton Brasileiro, 34, morador de Caieiras (SP), e uma das vítimas do cerol, a orientação sobre o assunto é de suma relevância. “A iniciativa é muito importante”, disse, “eu mesmo já fui vítima do cerol na cidade onde moro; na ocasião eu entrava num anel viário quando vi a linha e só deu tempo de erguer as mãos e defender o meu pescoço”, acrescentou. “Como resultado do acidente tive sérios cortes nos dedos”, concluiu.

Risco

Com o programa, os jovens da Guarda Mirim ressaltam o risco que o cerol oferece aos motociclistas, pedestres e, às vezes, aos animais. De acordo com Lucas Holey, 16, aspirante, a intenção não é acabar com a brincadeira de soltar pipas. “Queremos conscientizar a população do perigo que o cerol oferece. A intenção não é acabar com a brincadeira de soltar pipas, mas sim com o cerol, que coloca a vida das pessoas em risco”, explicou.
Segundo José Carlos, inspetor da Guarda Mirim, a Corporação se envolve em projetos de relevância para a cidade. “Envolvemos os jovens em projetos que beneficiam, de alguma forma, a sociedade sebastianense. Para isso, aproveitamos as férias para esclarecer sobre assuntos relevantes, a exemplo do alto índice de acidentes que ocorrem com o cerol envolvendo motociclistas, ciclistas e pedestres. E esta campanha serve para isso, ou seja, conscientizar sobre o uso do cerol e divulgar as Leis que caracterizam o uso do produto como crime”, declarou o inspetor.
Conforme a comandante da Guarda Mirim, GCM Viviane Cristina de Paiva, o evento proporciona uma interação entre os agentes da GMM, além de torná-los referência para outros jovens da cidade. “A Guarda Mirim objetiva uma maior interação de seus aspirantes no sentido de confeccionar e utilizar as pipas de forma correta; e passam a ser exemplos para outros jovens, exercendo a cidadania em prol de nossa comunidade”, disse.
A campanha “Pipas Sim, Cerol Não”, é um projeto da Segur (Secretaria de Segurança Urbana), e está no segundo ano em ação; ação esta que resultou na elaboração da Lei Municipal 2109/10 pela atual Administração Municipal especificando o uso do cerol como crime e proibindo sua venda e uso dentro do Município.
O projeto consiste em visitas às escolas pelos Guardas Mirins Municipais, apresentação de vídeo educativo e palestra para os alunos. 

Comentários

Postagens mais visitadas