Colucci quer revisão de projeto de novo píer por conta do turismo





O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, e o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, em reunião no final da semana passada, no Rio
Acácio Gomes


O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), confirmou a reunião realizada na última semana com o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, para tratar de questões referentes à implantação do novo píer de atracação do Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar).


Ele entende que o projeto apresentado pela subsidiária com o novo berço de atracação é ruim e pode afetar o turismo da cidade.
“Esse modelo (projeto) que eles estão apresentando eu sou contra. Entendemos a importância do Tebar, já que 54% do petróleo consumido no Brasil passam pelo terminal. Entendemos que a Transpetro precisa fazer investimentos, mas este modelo não é bom e neste sentido sou contrário inicialmente”, comentou.
Colucci acredita que, pelo projeto, o novo píer pode atrapalhar a parada de navios transatlânticos no Canal de São Sebastião.


“Eu acho que o píer pode incomodar, adensando a região próxima ao Saco da Capela. Atrapalha não só a parada de navios, mas as provas de vela que acontecem no Canal”, esclarece.
O prefeito entende que a discussão sobre o novo píer deve ser aliada ao projeto de ampliação do Porto de São Sebastião.
“Vamos pedir uma reunião entre Transpetro, prefeitos do Litoral Norte e o governador Geraldo Alckmin para discutir uma coisa só, afinal estamos falando de um mesmo Canal (de São Sebastião)”.


Vazamento e relacionamento
Ainda no encontro com Sérgio Machado, Colucci disse que o recente vazamento de óleo no Canal de Sebastião também foi discutido.
“A informação do presidente (Sérgio Machado) é de que a Transpetro está fechando o processo para dimensionar os danos causados ao meio ambiente. Entendi que a empresa está disposta a ressarcir os prejuízos causados. Acredito que a diretoria sentará na mesa com todos os afetados no acidente ambiental e começar a negociação”.


Sobre a polêmica do embate travado entre Prefeitura de São Sebastião e Transpetro, o prefeito de Ilhabela confirmou que deverá assumir um papel de moderador entre as partes.
“Eu conheço o Sérgio Machado há alguns anos. São Sebastião é uma cidade extremamente importante e o prefeito Ernane está comprometido com as melhorias do Tebar. Tenho uma tarefa pra executar e estou disposto a fazer”, se referindo ao papel de interlocutor.


Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas