Inscrições abertas para Oficina de Fotografia “Pinhole”





A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, abriu inscrições para a Oficina de Fotografia “Pinhole”. Há 20 vagas e as inscrições podem ser feitas no Galpão das Artes.
A oficina tem o intuito de trabalhar a ideia do funcionamento de uma câmera fotográfica por meio da sua construção a partir de uma lata, usando os princípios da fotografia. As aulas propõem a criação de imagens, o desenvolvimento do olhar e a reflexão das imagens do cotidiano. Dentro do conteúdo das aulas estão a construção de câmeras pinhole, saídas fotográficas, experiência em laboratório, discussões e análises das imagens e uma exposição fotográfica.


Mas o que é pinhole?
Câmara pinhole é uma máquina fotográfica artesanal sem lente. A designação tem por base o inglês, pin-hole, “buraco de alfinete”. A pinhole consiste numa maneira de ver uma imagem real, através de uma câmara escura. Por meio de um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da câmara e a imagem é projetada para a parede oposta ao orifício ao contrário.


As câmaras pinhole requerem um tempo maior de exposição do que as câmaras convencionais, devido à pequena abertura; os tempos de exposição vão de 5 segundos a até mais de uma hora.
O curso será ministrado pelo arte-educador Rogério Vilas Boas e tem a duração aproximada de 3 meses com o início programado para o dia 30 de abril.
As aulas acontecerão em todas as terças e quintas-feiras, às 9 às 11h e 20 às 22h, no Galpão das Artes, na Rua da Cocaia, nº 720, na Cocaia.

Comentários

Postagens mais visitadas