Vereadores discutem criação do programa “Câmara nas Escolas” na próxima terça
Foto: Leninha Viana/CMI
Os vereadores da Câmara de Ilhabela devem discutir e votar em sessão Ordinária na próxima terça-feira (3/12) às 18h um projeto de Lei do vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) que “Institui o programa Câmara nas Escolas”. A matéria se assemelha a iniciativas já adotadas em outras cidades, como a vizinha São Sebastião, e tem o objetivo de aproximar o Legislativo da comunidade, atuando diretamente com o núcleo de estudantes.
Na apresentação do projeto, o parlamentar defendeu a proposta como uma alternativa para divulgar as ações e atividades do Legislativo, educando os alunos sobre o papel do vereador no sistema democrático e suas reais funções. “Somente através da educação e da informação podemos transformar nossas crianças e jovens em cidadãos conscientes, com condições de intervir ativamente nas políticas públicas adotadas em nosso município”.
Sessão Solene na quinta-feira
Na quinta-feira (5/12) os parlamentares ilhéus se reúnem novamente, mas às 19h, para realizar uma sessão Solene com entrega de Títulos de Cidadão Honorário de Ilhabela à senhora Amélia Alle Chemin e ao policial militar Egberto Jacinto dos Santos, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
A proposta do título à Amélia Chemin partiu da vereadora Dra. Rita Gomes (PTdoB) e foi corroborada pelos demais parlamentares. Lia Chemin, como é conhecida, dedica sua vida às ações beneméritas e foi uma das fundadoras do Lions Clube Ilhabela em 1995. De lá para cá, encabeçou diversas ações de solidariedade por meio do clube, como o Banco de Cadeira de Rodas, doação de frutas, verduras e legumes às Creches, Hospital Mário Covas e entidades do município, campanhas de conscientização e concurso de redação, entre outras. Lia Chemin criou o Grupo de Voluntários do Hospital Mário Covas e foi uma das pioneiras na criação do trabalho dos agentes comunitários de saúde na cidade.
Já o policial militar Egberto Jacinto dos Santos foi indicado a receber o título de Cidadão Honorário pelo vereador Sampaio Junior (Pros), iniciativa que também foi aprovada por unanimidade. O trabalho do PM à frente do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), mantido pela Polícia Militar em parceria com as Prefeituras, ganhou o respeito e o reconhecimento da sociedade, e por sua iniciativa nasceu o projeto “Pequeno Tobias”, que deu origem à Guarda Mirim de Ilhabela que hoje atende cerca de 130 crianças no contraturno escolar, atuando como ferramenta de valorização e conscientização dos jovens do arquipélago.
Ambas as sessões serão transmitidas ao vivo pelo site www.camarailhabela.sp.gov.br.
Mais informações (12) 3896.9600, imprensa@camarailhabela.sp.gov.br ou www.facebook.com.br/camaramunicipaldeilhabela.
-- Leninha Viana Jornalista - MTB 43079/SP Assessoria de Imprensa Câmara MUnicipal de Ilhabela
Comentários
Postar um comentário