Vereadores criticam respostas evasivas a requerimentos






Sampaio considera a situação preocupante e afirma que tal fato tem despertado a atenção dos demais paresThereza Felipelli

O vereador Onofre Sampaio Junior (Pros) reclamou na última terça-feira, em tribuna na Câmara Municipal, que as respostas aos requerimentos enviados pelos parlamentares ao Executivo têm sido evasivas e desdenhosas.
Segundo ele, os pares fazem requerimentos com o objetivo único de atender aos questionamentos e denúncias da população e é missão do Legislativo fiscalizar a Prefeitura. Ele lamentou que as perguntas feitas aos secretários vêm recebendo respostas não satisfatórias, e que os mesmos dão a entender que os pares são desinformados.
O vereador considera a situação preocupante e afirma que tal fato tem despertado a atenção dos demais pares. Sampaio acredita ainda que isso seja um sinal de que os secretários têm algo a esconder quando fogem das respostas. Ele afirma ainda que não só ele como alguns colegas vêm tendo que reiterar requerimentos, alguns até três, quatro vezes, e que a prefeitura, na grande maioria dos casos, não encaminha os documentos solicitados. “O vereador não tem obrigação de ‘fazer vista’. Além disso, não sou médico, engenheiro, nem da área da educação. Não tenho sentido boa vontade nenhuma deles. E sempre uso de boa educação, peço por favor. Quem não tem nada a esconder certamente não tem porque não mandar informações”, comentou o vereador, que disse que a prefeitura, aparentemente, não está se preocupando com consequências que podem advir de tal descaso. “Chegamos ao limiar de não obter respostas, por isso me manifestei. Se não consigo da forma como estou tentando, vou tentar de outras formas. É necessário que possamos dar clareza à população e denunciantes com a elucidação de fatos. Quero ser parceiro da administração no que é bom e não cúmplice do que seja errado”.

Insatisfeitos
A vereadora Benedita Maria Gonzaga de Campos, Professora Dita (PTB), também costuma rir das respostas a seus requerimentos, lidas durante as sessões. “Não fico nada contente, as respostas são curtas e grossas. Quando a gente pega a resposta tem a impressão que não entendem do que estão falando, querem enganar a gente, são respostas vazias, a gente sabe que não são verdadeiras”, destacou ela, que também reclamou que a Prefeitura se recusa a enviar cópias de documentos solicitados. “Eles dizem que fica caro para o município, pedem que a gente vá até lá, coisa que a gente não tem tempo de fazer. Chego a achar que não nos atender para desestimular o nosso trabalho”, salientou ela, que acredita que tal situação seja “vergonhosa”. Ainda segundo ela, não são todas as secretarias que agem assim, mas principalmente a de Obras.
A vereadora Rita Janete de Oliveira Gomes (PTdoB) também está insatisfeita com as respostas dadas pela Prefeitura a seus requerimentos. “São respostas evasivas que não respondem o que estamos perguntando. Ficamos tendo que reiterar requerimentos a todo momento. A função do vereador é perguntar, fiscalizar, ficar informado, porque as pessoas cobram muitas coisas nossas. Eles não dão respostas suficientes nem pra se defender. Estamos terminando o primeiro ano do mandato, temos ainda três anos juntos pela frente e temos que dar o melhor da gente”, declarou ela, que assim como Sampaio, afirmou que se não nos obtém respostas dessa maneira, buscarão outros meios de conseguir, o que ela considera extremamente “desagradável”. “O município deveria entender que a Câmara é parceira”.
Questionada sobre as reclamações, a Prefeitura de Ilhabela informou que “as respostas são enviadas no prazo e com as informações cabíveis para cada questionamento”.

Foto: Arquivo

Comentários

Postagens mais visitadas