Ilhabela alerta sobre cuidados no consumo de alimentos

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde e sua equipe de Vigilância Sanitária, começou um trabalho intensificado de fiscalização nos estabelecimentos comerciais fixos e de venda ambulante do arquipélago. A preocupação é para evitar que, com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, ocorram casos de intoxicação alimentar e doenças de veiculação alimentar. Segundo o chefe de seção da Vigilância Sanitária, Oriedson de Freitas Oliveira, no verão a população abusa da exposição ao sol e de uma alimentação inadequada. “Na temporada, a população e os turistas costumam fazer refeições fora de suas residências e preferem alimentos como lanches, porções e aperitivos. Tudo isso, geralmente acompanhado do consumo de bebidas alcoólicas e da exposição ao sol. Intensificamos um trabalho de fiscalização e alertamos a população e os comerciantes quanto aos risco que alimentação inadequada pode trazer a saúde pública”, explica. Nas vistorias realizadas pela equipe de Vigilância Sanitária são verificadas as condições de higiene, limpeza, funcionamento, estrutura física, manipuladores e alimentos expostos ao consumo, em inúmeros comércios do arquipélago. Caso seja encontrada alguma irregularidade, os estabelecimentos podem ser notificados, multados ou interditados. A equipe de Vigilância Sanitária ainda alerta a população quanto à lei estadual 14592/11, que no artigo 1°, diz: “fica proibido, no Estado de São Paulo, vender, ofertar, fornecer, entregar e permitir o consumo de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 anos de idade”. A Vigilância Sanitária ainda ressalta a lei estadual 13541/09, que no artigo 2° diz: “fica proibido no território do Estado de São Paulo, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco”. Para evitar qualquer tipo de problema, algumas dicas para a população e aos turistas.



Comércio



É importante verificar se o estabelecimento possui alvará sanitário. Se atente também para as condições de higiene e dê preferência aos locais onde os funcionários usam uniformes. Observe se os alimentos são manipulados com luvas e a validade dos alimentos industrializados. No caso dos congelados, observe se foram conservados adequadamente. Nos quiosques, verifique se o lixo está acondicionado em recipiente com tampa.



Ambulante



É importante ressaltar que os ambulantes cadastrados e regularizados pela Prefeitura de Ilhabela são identificados com camisetas específicas. Não compre produtos alimentícios que não contenham procedência, prazo de validade e registro no Ministério da Saúde. Outra dica importante é com relação aos desinfetantes, detergentes, repelentes, bronzeadores, cremes ou outros produtos que tenham contato com a pele. Não use o produto sem os registros dos órgãos competentes.



Praias



Vale se atentar para as condições de limpeza, conservação e a organização do local ou quiosque. Observe se os alimentos estão acondicionados em temperatura adequada. Verifique também se os atendentes e cozinheiros usam boné, luvas e avental. Atenção, cuidado com a cuidado com a água. Na dúvida, tome apenas água mineral. Dê preferência a alimentos que não contenham maionese e ovos em sua composição.



Denúncias



A equipe de Vigilância Sanitária informa que as denúncias referente as irregularidades nos comércios podem ser feitas por escrito no setor de Vigilância Sanitária, situado à Rua do Quilombo, 199, no bairro do Perequê, ou pelo email: visa.saude@ilhabela.sp.gov.br. A denúncia também pode ser feita pelo telefone (12) 3896-9248.

Comentários

Postagens mais visitadas