1,6 mil imóveis da cidade ainda não se ligaram à rede de esgoto







Sabesp ressalta a importância de se ligar à rede para, entre outros benefícios, evitar a contaminação de cursos d’água e a poluição das praias; 8 de 18 avaliadas estão impróprias para banho
Thereza Felipelli


1,6 mil imóveis de Ilhabela ainda não fizeram suas ligações à rede de esgoto disponibilizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A rede já está disponível nos bairros Barra Velha, Itaguassu, Itaquanduba, Alto do Itaquanduba (Morro dos Mineiros), Perequê, Praia do Pinto, Ponta Azeda, Saco do Indaiá, Saco da Capela e Canta Galo. O sistema em Itaquanduba foi entregue em setembro de 2010 e desde então a Sabesp tem ampliado as redes nos outros bairros para atender toda a comunidade.


A importância de se ligar à rede, segundo o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, o engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, é principalmente contribuir com o meio ambiente, qualidade de vida, turismo e valorização dos imóveis, evitando a contaminação de cursos d’água e consequentemente a poluição das praias. No site da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Ilhabela tinha 8 praias de 18 avaliadas sem balneabilidade ontem. E não tem sido diferente nos últimos meses. A ligação domiciliar é gratuita. Basta solicitá-la na Agência de Atendimento da Sabesp, que fica na Avenida Princesa Isabel nº 2360, no Perequê, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. Ilhabela possui hoje 4.221 economias, além das 1,6 mil ligações disponíveis ainda não conectadas.


Quanto falta?
Os bairros Green Park, Reino e Cocaia, todos na região central da ilha, já estão com obras licitadas; na Água Branca as obras já começaram. Somadas estas comunidades, mais 2.600 imóveis de Ilhabela serão beneficiados com coleta e tratamento de esgotos. Além disso, há um processo em andamento para a construção da Estação de Tratamento de Esgotos Portinho/Feiticeira, por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal, sociedade e Sabesp, contemplando mais 720 imóveis.


Foto: Jorge Mesquita/ IL

Comentários

Postagens mais visitadas