Nota de Falecimento – Helena Izabel dos Santos Conceição (Dona Helena)











Foto: Unidos do Garrafão



Faleceu neste domingo (12/1/14) em Ilhabela, vítima de choque séptico (infecção generalizada), Helena Izabel dos Santos Conceição, popularmente conhecida por Dona Helena, vítima de choque séptico (infecção generalizada). O corpo está sendo velado na Câmara Municipal, situada à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39, Centro e o sepultamento está marcado para as 10h desta segunda-feira (13/1) no Cemitério Municipal, na Rua Antônio Lisboa Alves, 200, Centro.

Figura tradicional no Carnaval da cidade e na história do arquipélago, Dona Helena sempre esteve envolvida em questões comunitárias e era considerada uma líder em seu bairro e também entre os familiares.

Precursora da ala das baianas em Ilhabela, sempre atuou intensamente nas questões carnavalescas, transformando sua residência em um verdadeiro barracão, onde ajudava a confeccionar as fantasias com a ajuda da irmã Doquinha e de seus filhos e netos.

Atualmente dois de seus filhos presidem escolas de Samba no município: Cleber dos Santos é responsável pela Unidos do Garrafão, onde Dona Helena era a líder da ala das baianas e Ditinho Elegância responde pela Acadêmicos Leões do Ita.

A simpatia, alegria e irreverência de Dona Helena eram marcas registradas da charmosa senhora que conquistou o respeito e a admiração não apenas dos amantes do samba, mas de toda a sociedade ilhabelense.

Helena também era destaque nas ações da terceira idade no município, mostrando-se uma exímia dançarina dentro do grupo “Melhor Idade em Ação”, criado pelo Fundo de Solidariedade em parceria com a Prefeitura. Junto com os demais integrantes do programa, Dona Helena levou o nome de Ilhabela ao mais alto lugar do pódio de competições como Jogos Regionais do Idoso e Festivais de Dança para 3ª idade.

Seu aniversário também era motivo de muita comemoração no município, onde a concorrida “Feijoada de Dona Helena” era ansiosamente esperada nos meses de agosto.

Aos 75 anos, a notável mulher deixará saudade entre familiares e também na sociedade do arquipélago, mas seu legado de amor, dedicação, irreverência e determinação ficará como exemplo para as futuras gerações.

Comentários

Postagens mais visitadas