Banheiros ecológicos em trilhas oficiais




Prefeitura de Ilhabela inicia instalação de banheiros ecológicos em trilhas oficiais
A Prefeitura de Ilhabela instalou dois banheiros ecológicos, como projeto piloto, na trilha na Pancada d’Água (Três Tombos).
O banheiro que está sendo testado é um protótipo desenvolvido pelo departamento de Projetos e Convênios e executado pela Secretaria de Obras e Planejamento. O objetivo é expandir o projeto para outras trilhas oficiais de Ilhabela e para outros locais onde não é possível a instalação de banheiros convencionais visando o atendimento aos turistas e a qualidade ambiental.
O banheiro ecológico, ou “seco”, também é conhecido como banheiro termofílico, pois não resulta em poluição das águas subterrâneas e do solo por estar em um recipiente fechado e impermeável.
Compostagem
A decomposição do material orgânico acontece por meio do processo de “compostagem” de forma aeróbica. O material orgânico, quando transformado em adubo, pode ser utilizado em plantas e no solo por ser rico em nutrientes.
Adotado pela vez em Ilhabela, como parte do projeto piloto de estruturação das trilhas, a implantação do sistema de banheiro seco tem como objetivo fomentar o ecoturismo no município, oferecendo maior conforto e qualidade aos turistas, sempre pensando na preservação do meio ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas