Prefeitaura constrói escadaria com mais de 500 degraus para melhorar acesso na Ilha da Vitória







A escadaria construída na Ilha da Vitória, que integra o Arquipélago de Ilhabela, tem mais de 500 degraus
Com objetivo de facilitar o acesso e assim proporcionar mais qualidade de vida aos moradores, a Prefeitura de Ilhabela trabalha na fase final da construção de uma escada com mais de 500 degraus na Ilha da Vitória, comunidade tradicional caiçara que integra o arquipélago. A obra liga a área de embarque/desembarque dos barcos na costeira até o ponto onde estão as casas.
O prefeito Toninho Colucci visitou os moradores no fim de semana e fez uma vistoria na obra. “Mudou muito. Antes a gente chegava aqui e a dificuldade de acesso era enorme. É uma obra complicada, especialmente para trazer os materiais. Fico feliz por já estar em uso pela comunidade”, comemorou o prefeito.
Colucci conversou com os moradores, que elogiaram a iniciativa da Prefeituira. A professora Soraia Ribeiro dos Santos contou sobre a dificuldade enfrentada pela comunidade antes da construção da escadaria. “Era muito difícil subir ou descer. Praticamente tínhamos que percorrer o trecho sentados, com a mão no chão pra não escorregar”, disse a professora, referindo-se ao percurso entre o desembarque na costeira e a área onde estão as casas. A Ilha da Vitória tem uma população de 16 famílias, totalizando 45 pessoas. A Prefeitura de Ilhabela mantém uma escola no local, com oito alunos no Fundamental II (6º ao 9º ano) e cinco alunos no Fundamental I (1º ao 3º ano). A Secretaria de Saúde faz visitas periódicas pelo Programa de Saúde da Família. A atividade principal da comunidade é a pesca, além do artesanato e pequenas roças de subsistência.
A Prefeitura de Ilhabela tem investido nas comunidades tradicionais caiçaras, desde a construção e reforma de escolas, sistemas de tratamento de água, informatização e telefonia, entre outras melhorias.






Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas