Circuito Mares reúne centenas de nadadores a Toque-toque Grande





Foto: Arnaldo Klajn | PMSS

Legenda: A abertura da temporada movimentou a praia no domingo com disputas em sete categorias




Circuito Mares reúne centenas de nadadores a Toque-toque Grande




No domingo (20), a praia de Toque-toque Grande, na Costa Sul de São Sebastião, foi palco da primeira prova aquática pelo Circuito Mares, abrindo a temporada 2015/2016. A disputa, realizada pela Interativa Assessoria Esportiva, contou com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes.

Segundo os organizadores, participaram da prova aproximadamente 400 nadadores. Com uma novidade, ou seja, a disputa pela categoria 500 metros, Start, destinada àqueles que começam a se interessar pela modalidade, o Circuito tem por objetivo melhorar sua estrutura a fim de atrair, a cada edição, um número maior de atletas e assim, fomentar esse tipo de evento que, de acordo com a organização, “atrai um público seleto, consciente, comprometido e que respeita a natureza”.

Além da Start, foram disputadas outras seis categorias: 2,5km Marathon Master, Juvenil, Junior, Sênior, 6km Chalinger, 1km Short e a PPD (Pessoa Portadora deficiente), esta com parceria do Governo Estadual, via projeto Praia Acessível, que possibilitou sua inserção para atender os atletas portadores de deficiência física.

Os participantes tiveram que enfrentar condições adversas do mar como correnteza e ondulação intensa durante o circuito. Por conta disso, o barco de apoio do Corpo de Bombeiro acompanhou a trajetória dos nadadores pelo mar e garantiu a segurança dos atletas do começo ao fim da competição; quando necessário realizou a remoção de atletas que não conseguiram completar a prova devido as condições do mar. Preparo físico e psicológico, foram fatores determinantes para os competidores completarem o circuito.

Fôlego

Para o vencedor da categoria Marathon, 2,5km, Higor Agostino dos Santos, paulista, 35, que completou a prova em aproximadamente 50 minutos, o fator determinante para a vitória foi largar forte abrindo uma vantagem considerada em relação aos adversários e administrar o fôlego e o psicológico para vencer.

As representantes do município, Márcia de Pinho Tamasiro, 52, e Débora Dias, 48, que disputaram a prova pela categoria Short, 1km, foram unânimes ao afirmar que o condicionamento físico e treinos preparatórios que envolvem explosão e resistência são necessários para enfrentar provas no mar.

Todos os participantes receberam medalhas como participação e os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus.

A prova contou também com o apoio da Defesa Civil e do Ditraf que coordenou o trânsito local garantindo á ordem nas ruas do bairro.

Serviço: Todos os resultados podem ser conferidos no site oficial www.circuitomares.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas