Prefeitura de Ilhabela intensifica trabalho de nebulização contra mosquito transmissor da Zika, Dengue e Chikungunya





A Prefeitura de Ilhabela continua com o trabalho de mobilização para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, em todo município. Nesta terça-feira (5/4), as equipes de Controle de Vetores e o Plano de Intensificação de Ações de Controle da Dengue (PIACD), ambas da Secretaria de Saúde, realizaram a ação de nebulização no bairro Barra Velha, na Rua dos Carijós e imediações. Nesta quarta-feira (6/4) é a vez da Rua Luiz Massa, no bairro Santa Tereza.

No início de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência internacional de saúde pública em virtude do aumento de casos de microcefalia associados à contaminação pelo vírus Zika.
Transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue e da chikungunya, o Zika provoca dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, vermelhidão nos olhos, manchas vermelhas na pele, coceira e. A grande preocupação, no entanto, é a relação entre o Zika e a ocorrência de microcefalia.
Devido ao empenho constante da Prefeitura em ações e campanhas, o número de casos de dengue diminuiu neste ano ao ser comparado com os primeiros dias do ano passado. A secretaria de Saúde tem reunido esforços para o combate ao mosquito Aedes aegypti, convocando toda a população neste enfrentamento.
Entre 1° de janeiro deste ano até esta quarta-feira (6/4), a Vigilância Epidemiológica de Ilhabela registrou 97 casos confirmados de Dengue, 257 casos a menos do que o mesmo período referente a 2015, quando foram registrados 354 casos.
O primeiro caso de zika importado da Bahia foi registrado em fevereiro. Trata-se de uma moradora do bairro Taubaté, no sul do arquipélago, que foi passar férias no interior da Bahia em dezembro e ao voltar para Ilhabela, no final de janeiro, já estava com sintomas e se dirigiu à Unidade de Saúde quando fez o exame.
As equipes de Controle de Vetores e o Plano de Intensificação de Ações de Controle da Dengue (PIACD) realizam medidas diárias de controle do mosquito em torno das áreas mais afetadas com casos positivos, a fim de diminuir as possibilidades de transmissão da doença na cidade, inclusive fornecendo repelentes.
O trabalho continua no sentido de orientar quanto à prevenção e à retirada de criadouros. Caminhões da prefeitura realizam também o chamado “arrastão” em todas em ruas de diversos bairros do arquipélago.
“Só vamos conseguir vencer o Aedes aepgypti se toda a comunidade participar. Cada um fazendo a sua parte”, comenta a secretária da Saúde, Dra. Lúcia Colucci.

Comentários

Postagens mais visitadas