Professores de Ilhabela participam capacitação com sessão e oficina do Ponto Mis






Celso Sabadin, crítico cinematográfico, ministrou a oficina “Mazzaropi e a Formação da Cultura Paulista”

Nesta terça-feira (7/3), os professores da disciplina de artes do município de Ilhabela tiveram uma manhã diferente participando do programa Ponto Mis, quando aconteceu a exibição do filme “Tapete Vermelho – Ele Só Queria Ver um Filme do Mazzaropi”, em seguida a oficina “Mazzaropi e a Formação da Cultura Paulista”, do crítico cinematográfico Celso Sabadin.

Primeiro os professores assistiram ao filme “Tapete Vermelho – Ele Só Queria Ver um Filme do Mazzaropi”, que fala sobre uma família de caipiras a procura de um cinema, que tenha em cartaz alguma obra de Mazzaropi, nesta viagem eles vivenciam situações regionais e mágicas, relacionadas a crendices populares.

Em seguida, como complemento para entender a cultura caipira e a importância de Mazzaropi como personagem e empresário, Celson Sabadin conduziu a oficina “Mazzaropi e a Formação da Cultura Paulista”, que mostra a panorâmica da formação da cultura caipira e das origens da atividade cinematográfica no Estado de São Paulo, mostrando quais foram os fatores fundamentais para a criação do maior sucesso comercial da história do cinema brasileiro: Amácio Mazzaropi.

“Por meio dos filmes de Mazzaropi e das grandes massas de espectadores, que ele levava aos cinemas, é possível traçar um belíssimo pano de fundo para o fenômeno da migração rural brasileira, principalmente, a partir dos anos 1950, com o crescimento vertiginoso da capital paulista, que absorvia mão de obra rural. Também é possível, através de seus filmes, estudar a formação da cultura caipira, abordando Monteiro Lobato com o filme Jeca Tatu (1959). Há também as adaptações literárias Candinho (1954), baseado em Cândido, de Voltaire, e As Aventuras de Pedro Malasartes (1960). Os filmes de Mazzaropi formam um belo apanhado da formação da cultura paulista da segunda metade do século 20”, detalhou Sabadin.

Para a Coordenadora de Artes do município, Andrea Battesini a oficina foi muito importante para capacitar os professores como multiplicadores de conhecimento que são. “Os professores de artes estão aqui hoje como multiplicadores, eles irão passar para os alunos todo o conteúdo ministrado na oficina para trabalharem a cultura caipira e migração rural brasileira sugerindo atividades para os alunos desenvolverem”, explicou a coordenadora

Ponto Mis

O Ponto MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. O projeto é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som – MIS e as cidades do Estado de São Paulo.

Celso Sabadin

Celso Sabadin é jornalista, crítico de cinema, cineasta, professor e mestrando em Comunicações. Ministra cursos livres e oficinas de história, linguagem e crítica cinematográfica na rede de oficinas culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e na rede de bibliotecas públicas do Município de São Paulo. Autor de diversos livros sobre cinema é também sócio-fundador da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Comentários

Postagens mais visitadas