Alunos do projeto “Lendas da Ilha” realizam passeio na Praia do Portinho






Na última semana os alunos da E.M. Prefeito Eurípides da Silva Ferreira, de Ilhabela, fizeram um passeio ao sul do arquipélago para conhecer a famosa lenda do Portinho, também conhecida como Maria Fixi.



“As crianças se apropriaram da lenda e do local, que é a intenção desse projeto: conhecerem a história e sua localização”, disse a professora Raquel Yabu, que acompanhou os alunos até a Praia do Portinho.



Segundo reza a lenda, em uma das fazendas do bairro do Portinho morava uma fazendeira muito má, Maria Fixi, que espancava seus escravos até sangrar. Um dia, um marinheiro de um dos navios negreiros que passavam ali para comercializar escravos deu de presente a Maria uma imagem de Santo Antônio considerada milagrosa. Tempos depois, alguns dos escravos roubaram todas suas louças de prata e fugiram para a mata. Desesperada, Maria prometeu ao santo que se os escravos voltassem com tudo o que tinham levado ela nunca mais bateria neles. Então, na mata onde os escravos estavam escondidos, surgiu um velhinho com um cordão na mão, que os convenceu a voltarem à fazenda. Lá, eles contaram a Maria sobre o que tinham presenciado e ela nunca mais os espancou.



O grupo também prestigiou a exposição “Memórias Caiçaras”, em cartaz no Centro Educacional e Cultural na Praia Grande. O passeio foi encerrado com um piquenique e muitas brincadeiras.

Comentários

Postagens mais visitadas