Ilhabela recebe I Mostra Internacional de Arte para o Turismo que exibe universo criativo de Leonardo da Vinci








A Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, abre nesta sexta-feira, 7, a I Mostra Internacional de Arte para o Turismo. A abertura ocorrerá a partir das 20h no Museu Waldemar Belisário, na Vila – centro histórico –, e a mostra ficará em cartaz até setembro, com entrada franca.



Essa primeira edição traz a exposição Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci, que reproduz 35 máquinas, importantes invenções do maior gênio renascentista. “Essa exposição vem para somar com a Semana de Vela. O turismo cultural é um produto que começa a ser explorado nesta gestão e tem tudo para movimentar a cidade na baixa temporada”, disse Ricardo Fazzini, secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.



Para o secretário de Cultura, Nuno Gallo, ter uma exposição sobre Leonardo Da Vinci é um marco e um ganho cultural muito grande para a cidade. “Da Vinci é conhecido no mundo todo; suas obras e invenções marcaram época, sendo uma inspiração para moradores e turistas, apreciadores e aspirantes à arte”, declarou.



As invenções de Leonardo Da Vinci foram reproduzidas cuidadosamente pela empresa italiana Contemporanea Progetti com o uso de ferramentas e materiais como madeira, bronze, algodão e corda iguais aos do período em que Leonardo viveu. As peças levaram 18 anos para serem confeccionadas e representam as aspirações de da Vinci nas áreas da aviação, automação, armas militares, engenharia e mecânica.



A exposição tem a curadoria assinada pelo Museu a Céu Aberto e estima-se que já tenha sido vista por mais de cinco milhões de pessoas em cidades como Sidney, Pisa, Roma, Florença, Nova Iorque, São Paulo, Rio, entre outras. A mostra é inédita no Litoral Norte, sendo a primeira vez que é apresentada ao público fora de um grande centro urbano.



Os organizadores da exposição criaram uma parceria com a rede hoteleira do município. Os hotéis e pousadas receberam vouchers destinados aos seus hóspedes para que possam retirar, como brinde, uma gravura do artista. Assim, além de cumprir seu papel educativo e cultural, a exposição servirá também como convite para que turistas visitem a cidade e levem de recordação a lembrança de uma das mais importantes exposições já realizadas no Brasil.



A novidade, além de gerar um vínculo entre a Prefeitura e a rede hoteleira, cria alternativas para atrair público na baixa temporada e alimenta um mercado pouco explorado na região, o turismo cultural.

Comentários

Postagens mais visitadas