Prefeito e secretários de Ilhabela se reúnem para discutir melhorias na infraestrutura da cidade



Foto: Divulgação / PMI

Legenda: Estrada que liga a Ponta das Canas à Pacuíba e saneamento básico estão entre os assuntos tratados no encontro entre o prefeito Márcio Tenório e secretários Mauro de Oliveira e Nilce Signorini



Prefeito e secretários de Ilhabela se reúnem para discutir melhorias na infraestrutura da cidade



O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, reuniu-se na manhã de terça-feira, 4, com o secretário de Meio Ambiente, Mauro de Oliveira, para debater e solucionar questões de licenciamentos ambientais referentes à estrada de terra que liga Ponta das Canas à Praia da Pacuíba, no extremo norte da cidade, bem como o problema do saneamento básico.



A estrada que liga Ponta das Canas à Pacuíba aguarda os licenciamentos ambientais exigidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), para a continuação das obras de calçamento do local. Durante o encontro, Oliveira apresentou o laudo de caracterização de vegetação feito pelo analista ambiental Caio Santos, que deverá ser finalizado pelo analista de Projetos Ambientais Marco Conversano, contratado pela Prefeitura.



Segundo Mauro de Oliveira, a liberação das licenças para a conclusão do calçamento é de extrema importância, pois deve atender moradores das comunidades próximas, bem como turistas. “Com a finalização das obras todos poderão trafegar com mais segurança, além de proporcionar uma melhor infraestrutura na região. Com vias mais seguras e transitáveis, o incentivo ao turismo no local deverá ser maior”, ressalta o secretário.



Já com relação ao saneamento básico foi apresentado ao prefeito o licenciamento da estação de tratamento de esgoto e das elevatórias (estações de passagem) que se encontra em andamento. Com a finalização dos licenciamentos ambientais junto à CETESTB, os bairros Armação, comunidade do Buraco Fundo (alto da Barra Velha), Costa Bela, Feiticeira, Portinho, Julião e Reino serão beneficiados com o esgoto, aumentando a rede já existente.



Oliveira explica que, com a conclusão desse licenciamento, finalmente o arquipélago dará continuidade ao processo de expansão do tratamento de esgoto. “Hoje, a nossa coleta e o processo de tratamento ainda são pequenos, mas devemos ter significativo acréscimo nessa porcentagem com a liberação dos licenciamentos”, finalizou o secretário.



Para Tenório, o desenvolvimento da cidade deve acontecer de forma conjunta com a participação dos moradores, como vem acontecendo neste caso. “Temos uma equipe competente que está todos os dias nas ruas fiscalizando, trabalhando e planejando os próximos passos da nossa ilha. Estamos fazendo todo o possível para darmos continuidade às obras que foram paralisadas. Em todos os setores, precisamos avançar juntos, como vem ocorrendo no caso do saneamento básico”, concluiu o prefeito.



Ainda neste encontro, a secretária de Desenvolvimento Social, Nilce Signorini, falou sobre melhorias nas comunidades tradicionais.

Comentários

Postagens mais visitadas