Apae de Ilhabela realiza Semana Nacional da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla





A Apae de Ilhabela realiza nos dia 23, 24 e 25 de agosto, a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. A ação conta diversas atividades em dois locais: abertura oficial no Galpão das Artes, dia 23, 18h, no bairro da Cocaia, e na Sede da entidade, na Barra Velha.

O objetivo do evento, que acontece em todo Brasil, visa atender os direitos e necessidades das pessoas com esse tipo de limitação, que é a deficiência intelectual ou cognitiva, já que apresentam dificuldades para solucionar problemas, assimilar ideias abstratas, construir relações sociais, absorver e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas; como por exemplo, ações de autocuidado. Para diretora da Apae, Deyse Moreira Lima “A proposta é trabalhar a importância da prevenção e conscientização da pessoa com a deficiência”, disse.

Já a presidente Alda Lima, destaca a importância em incentivar os alunos no desafio de seus limites e diferenças.

O tema escolhido deste ano foi com base no princípio: “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”. A Fenapaes (Federação Nacional das Apaes) tem como ideal a quebra de tabus e superação das barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com deficiência, que têm a necessidade de apoio em diversas áreas: familiar, escolar, trabalhista e principalmente social, visando a inclusão e deixando essas pessoas mais preparadas e amparadas diante das dificuldades e circunstâncias da vida. “Precisamos olhar com carinho todos os membros de nossa sociedade e proporcionar a todos bem estar e qualidade de vida, dando o apoio necessário, não só para pessoa com deficiência, como para toda a família. A Apae desenvolve um trabalho excelente. Sempre apoiaremos suas ações, que contribuem para o desenvolvimento das pessoas”, declarou o prefeito, Márcio Tenório.

A APAE de Ilhabela conta em sua programação com diversas atividades, principalmente no ramo da inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação.

Confira a programação completa:

Dia 23/8 – quarta-feira

18h – Abertura Oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla – Galpão das Artes – Cocaia

Dia 24/8 - quinta-feira

Atividade interna – Os alunos irão conhecer o comércio da cidade, para saber um pouco sobre as profissões, que cada estabelecimento oferece e distribuir panfletos sobre a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”.

Dia 25/8 - sexta-feira

18h – Sede da Apae na Barra Velha

O tema da noite será o Sucesso no mercado de trabalho:

- Depoimentos de alunos que estão inseridos no mercado de trabalho;

- Mediação sobre inclusão com a psicopedagoga, Sandra Lamb;

- Palestra “O mundo pelo olhar de um Asperger”, com o cartunista e caricaturista, Rodrigo Tramonte.

Comentários

Postagens mais visitadas